MORTE DO PAPA: Presidente da República envia mensagem de condolências à sua Eminência Giovanni Battista Re

O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, enviou mensagem de condolências à Sua Eminência Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício Cidade do Vaticano para expressar os seus sentimentos pelo passamento físico do Papa Francisco ocorrido hoje, 21, pelas 07 horas.
SEGUE NA ÍNTEGRA MENSAGEM DO CHEFE DE ESTADO
Tomei conhecimento, com dor e tristeza, da morte de Sua Santidade o Papa Francisco, Bispo de Roma e líder da Igreja Católica, ocorrida hoje, 21 de Abril de 2025, no Vaticano.
A morte do Sumo Pontífice constitui um duro golpe para o mundo e uma imensa perda para os cristãos católicos, que viam nele uma das grandes esperanças na construção de um mundo mais justo e equilibrado, por ter sido um líder comprometido com a paz, com a justiça social e com os mais desfavorecidos.
Durante o Seu Pontificado, soube ser um intérprete sagaz das inquietações do mundo moderno e, em face disso, pudemos ter tido o privilégio de O ver avançar em tomadas de posição corajosas que modificaram abordagens desajustadas do nosso tempo e atenderam mais cabalmente questões sobre a diversidade no seio da Igreja Católica.
Quero por isso, em nome do Executivo Angolano e no meu próprio, apresentar ao Estado do Vaticano e aos fiéis da Igreja Católica em todo o mundo, as nossas mais sentidas condolências pelo passamento físico desta insigne personalidade universal.
Queira aceitar, Eminência, a expressão dos meus sentimentos de solidariedade, nesta hora de dor e luto para a Igreja Católica e para o mundo.
JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA “