Ministra da Saúde Lança Terceira Fase da Campanha de Vacinação contra a Cólera na Lunda Norte

O Ministério da Saúde (MINSA), realizou hoje, 12 de Julho, no município do Cafunfo, província da Lunda Norte, o lançamento oficial da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Cólera, no quadro da resposta nacional à epidemia de cólera que afecta o país desde o início do ano.
POR AMÉLIA ROSA
Desde o mês de Janeiro de 2025, Angola enfrenta uma epidemia de cólera de larga escala, classificada como Emergência de Saúde Pública de Tipo III, com registo de mais de 27.407 casos e 763 óbitos até 11 de Junho. A doença já atingiu 18 das 21 províncias do país, com impacto significativo em zonas urbanas e rurais, atingindo principalmente comunidades vulneráveis.
A resposta nacional foi imediata, coordenada pelo Ministério da Saúde com orientação directa de João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República, que desde a declaração do surto, tem dado apoio político e institucional incondicional à contenção da epidemia.
No mesmo dia em que foi confirmado o primeiro caso pelo Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), a 7 de Janeiro, o Governo comunicou o surto às entidades internacionais (OMS e CDC África), reactivou a Comissão Nacional Multissectorial de Controlo da Cólera e implementou um Plano de Contingência Nacional, integrando.

A cerimónia presidida pela Sílvia Paula Lutucuta, Ministra da Saúde, teve a participação de autoridades locais, representantes das Nações Unidas, da OMS, UNICEF, União Europeia, GAVI e outros parceiros estratégicos do sector da saúde.