Embaixadora Angola no Reino de Espanha Ausculta Comunidade Angolana Residente em Espanha

0
IMG-20250714-WA0041
Partilhe

A Missão Diplomática de Angola em Espanha juntou, nas suas instalações, no final do dia da passada sexta-feira, líderes, associações e membros da comunidade angolana residente em Espanha para uma auscultação, no quadro das Comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Independência Nacional.


REDAÇÃO-FD

O encontro de auscultação teve como principais focos a interacção para falar dos assuntos de Angola e a maior aproximação da comunidade junto da Missão Diplomática em Espanha, centralizada na diplomacia no cidadão, no serviço público de qualidade e na valorização da nossa diáspora como activo estratégico para o desenvolvimento nacional.

Presidido pela Embaixadora de Angola no Reino de Espanha, Balbina Malheiros Dias da Silva , que no início da sua intervenção falou sobre a importância da comunidade angolana residente em Espanha, sendo que, a mesma representa com dignidade e o esforço do nosso país, longe da pátria, mas perto do coração de Angola.

O encontro teve como compromisso;
 (i) Proteger os direitos e interesses da nossa comunidade, nomeadamente os estudantes, profissionais, mulheres chefes de família e jovens em formação;
 
(ii) Reforçar a cooperação entre Angola e Espanha, explorando novas oportunidades em sectores como a educação, saúde, energia, agricultura, turismo e cultura, e

(iii) Promover uma imagem moderna, aberta e dinámica de Angola, alinhada com os nossos objectivos de diversificação económica e integração regional.

Visou também para a recolha de contribuições dos presentes sobre a cooperação e acções para o desenvolvimento do país.

Balbina Malheiros deu a conhecer aos presentes o programa de actividades desenvolvidas pela embaixada, no quadro da cooperação entre Angola e o Reino de Espanha.

Segundo a Embaixadora, unir os angolanos e perceber os reais problemas da comunidade é prioridade para a Missão Diplomática, com o intuito de se criar junto da comunidade geral um ambiente saudável.

Para Balbina Malheiros, este foi o melhor momento preparado quase dois meses em Espanha, para criar interacção entre todos, incentivando a busca de mecanismos para apoiar as autoridades para fazer face aos desafios do momento. 

A Embaixadora apontou, que entre as principais preocupações da comunidade, as questões relacionadas com processo de inscrição consular, bilhetes de identidades, registo criminal, entre outros documentos. 
Frisou que, junto da sua equipa e dos órgãos afins , tudo irão fazer para atender a todos.

A chefe da Missão Diplomática aproveitou para apelar maior aproximação e interacção entre todos, uma maior atenção as questões sociais.


E empoderamento dos Angolanos, incentivar os jovens Empreendedores e Estudantes Angolanos no Reino de Espanha em pensar emprestar o seu saber ao país.

A Chefe da Missão Diplomática disse que a comunidade angolana em Espanha tem sido um exemplo de resiliência, talento e contribuição silenciosa, muitas vezes não visível, mas sempre essencial. E que a Missão Diplomática valoriza e reconhece o esforço de todos.

apontou também como prioridade promover parcerias junto das universidades espanholas para gerar disponibilidades de bolsas de estudos e intercâmbios, sem esquecer o trabalho junto das escolas de formações profissionais, cujo objectivo é devolver o saber a Pátria em diversas áreas e segmentos de actuação.

A Diplomata, referiu, o desejo de caminharmos juntos, com confiança e colaboração, para tornar mais forte a presença de Angola no Reino de Espanha, não apenas no plano institucional, mas também no coração e no quotidiano dos nossos concidadãos.

Os representantes da Comunidade enalteceram a iniciativa da Missão Diplomática junto a comunidade, trazendo conforto e apoio na resolução dos problemas que afligem as comunidades residentes no exterior.

Cristina Paulina, Psicologia e Influência,
apelou por uma maior necessidade da Embaixada olhar mais para o genero feminino na comunidade, ou a indicação de uma área dentro da própria Missão Diplomática,(Departamento Social ou de Orientação) para atendimento ao cidadão,(apoio aos angolanos).

Cristina Paulina, reafirma a necessidade urgente devido muitos casos que tem acompanhado de muitas jovens mulheres vulneráveis e sem orientação para a sua instalação em Espanha.

considerou benéfico e construtivo, frisando a necessidade de encontros do género serem realizados regularmente, para compartilhar informações relativas ao país.

A Direção da Move Angola e a Congregação dos Padres, apresentaram mensagens das suas direções dando as boas vindas a Embaixadora, e na ocasião, a Direção da Move Angola, apresentou alguns pontos como preocupação e apoios prestados como; (i)Legalização da referida instituição em Espanha (ii) Apoio aos angolanas nas consultas medicas com tradução,
(iii) a criação da Casa da Cultura , entre outros.

Jean Barnabé, Presidente da Associação Progresso da Nação Angolana no país Basco, enaltece a iniciativa e a disponibilidade contínua da Missão Diplomática.

Entre outros pontos foram apresentados a Embaixadora Balbina Malheiros da Silva, (i) apoio aos estudantes e o reencaminhar as instituições, (ii) Um senso empresarial, para aferir o número de angolanos empresários em Espanha, e o apoio para criação da Associação de Angolanos em Espanha,(iii) o Missionários e Missionárias residentes em Espanha também manifestaram todo o apoio e da disponibilidade das suas paracoquias.

No âmbito das Comemorações do Quinquagésimo Aniversário da Independência Nacional, estão programadas várias actividades, culturais, económicas e sociais.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

\
Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página