50 bolseiros angolanos beneficiam curso de especialização de Enfermagem em Infecciologia

0
Médicos angolanos
Partilhe

Cinquenta bolseiros angolanos vão beneficiar o curso de especialização de Enfermagem em Infecciologia, no âmbito do projecto Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola”, financiado pelo Banco Mundial em parceria com o Ministério da Saúde.


POR KAMALUVIDI BALTAZAR

O programa de estágio, com duração de 3 meses, será realizado em instituições de saúde brasileiras associadas à Escola de Enfermagem da UNIFESP, segundo uma nota do MINSA enviada à Redacção do Factos Diários, considerando ser uma oportunidade única de aprofundamento técnico e troca de experiências internacionais.

Recentemente, realizou-se uma reunião
estratégica entre o MINSA e instituições parceiras no Brasil, que serviu para analisar os preparativos do estágio. Este encontro contou com a participação da Universidade Federal de São Paulo, assim como da administração da unidade hoteleira que garantiu a estadia dos bolseiros angolanos no decorrer da formação.

Ainda no encontro, a delegação angolana fez-se representar por Djamel Kitumba, neurocirurgião e especialista na área de formação da Unidade de Implementação do Projecto, acompanhado por uma equipa multidisciplinar do MINSA.

Áreas de formação, aquisições e finanças foram alguns dos assuntos abordados durante os acertos, permitindo organizar toda a logística, técnicos e pedagógicos que poderão ministrar a formação aos beneficiários.

Recordamos, este projecto representa, no entender do ministério de tutela, uma fase importante no processo de capacitação de profissionais de saúde, esperando contribuir significativamente para reforçar o Sistema Nacional de Saúde, que tem como um dos seus objetivos alcançar a cobertura universal neste sector em todo o território nacional.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página