Coordenadores dos cursos de especialização de enfermagem avaliamdesempenho formativo dos polos no 1° semestre

Os coordenadores nacionais dos cursos de especialização de enfermagem reuniram-se, na última quinta-feira, com a Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP). Avaliar o desempenho formativo dos polos referente ao 1° semestre foi o objectivo central do encontro.
POR KAMALUVIDI BALTAZAR
A reunião que contou com a presença do gestor técnico Job Monteiro e dos consultores para as áreas de formação e Monitoria e Avaliação do Projecto, além de outros membros da equipe da UIP, serviu, igualmente, para analisar os resultados já alcançados, bem como definir melhorias estratégicas para garantir que o 2°semestre se inicie com sucesso, com especial atenção à componente prática para os bolseiros em unidades hospitalares.
Ao longo dos acertos, o coordenador do Projecto, Job Monteiro, adiantou que a parte prática da formação em enfermagem, com início a partir do próximo mês, outubro, representa uma fase crucial para avaliar a qualidade do programa, que possivelmente vai permitir os bolseiros actuarem
em ambiente hospitalar, sob supervisão profissional, destacando a necessidade dos polos disporem de condições adequadas como, por exemplo, equipe docente competente, materiais clínicos e protocolos de supervisão claros.

Com o arranque desta formação, espera‑se que os bolseiros consolidem competências técnicas essenciais como manuseio de equipamentos, atendimento directo ao paciente, preparação para assumir responsabilidades mais complexas nos locais de trabalho, permitir avaliações dos currículos com base no desempenho prático e no feedback contínuo. Por outro lado, promover a evolução contínua do programa.
Recordamos que os polos de especialização estão distribuídos por 13 províncias do país, sendo Luanda, Bengo, Bié, Benguela, Huambo, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Huíla, Lunda Sul, Cunene, Cabinda, e Icolo‑e‑Bengo, sendo que as aulas arrancam em outubro deste ano.