Presidente da Assembleia Nacional encerra visita a Cuba no Centro Fidel de Castro Ruz
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, visitou, este domingo, 14, o Centro Fidel de Castro Ruz, na companhia do seu homólogo Esteban Lazo Hernández, em cumprimento do vasto programa de actividades, desde a sua chegada à ilha caribenha, a 11 de setembro último.
Para Carolina Cerqueira, a visita ao Centro Fidel de Castro Ruz “fechou com chave de ouro” a deslocação a Cuba da delegação angolana, a qual considerou de “histórica”.
A líder parlamentar mostrou-se impressionada com o espólio, reunido num espaço absolutamente interactivo, sobre a vida e obra do antigo Presidente de Cuba. “Levamos um legado importante da sua vida e do seu exemplo de resiliência, coragem e patriotismo, que deverá ser seguido pelas jovens gerações”, escreveu no livro de honra da instituição.
A presidente da Assembleia Nacional aproveitou a ocasião para reafirmar os laços de amizade com o povo cubano e agradecer pelo suor e pelo sangue vertidos a favor da liberdade e a reconstrução de Angola, numa altura em que se celebra o quinquagésimo aniversário da nossa independência e também do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Ao percorrer o centro, guiada por René González Barrios, director da instituição, Carolina Cerqueira mergulhou nos pensamentos, nos ideais e nos valores do líder histórico da Revolução Cubana, que teve uma grande ligação com o primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto. Além disso, pôde constatar muitos dos eventos mais importantes que uniram as nossas duas nações ao longo das últimas cinco décadas.
Momento mais alto da visita
Recorde-se que um dos momentos mais altos da visita oficial da delegação parlamentar angolana á Ilha caribenha, que agora encerra, foi o encontro de cortesia que Carolina Cerqueira manteve com o Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Uma ocasião em que foi reiterada a amizade e a solidariedade entre os dois povos e o grande interesse em fortalecer as relações de intercâmbio e cooperação parlamentar, cujo Protocolo de Cooperação, em vigor há 13 anos, foi ontem revitalizado, com a assinatura dos titulares dos órgãos do poder legislativo, de Angola e de Cuba.

O documento assinado pelas duas partes resume-se na sua renovação e ampliação do seu domínio, em conformidade com os novos desafios da actualidade e o papel importante dos Parlamentos na concertação e diálogo num espírito de multilateralismo e uma dinâmica e variada cooperação.
Integraram a delegação angolana os deputados Manuel Dembo, Carla de Sousa, Helena Marciano, Alcides Sakala, Benedito Daniel e pelo secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, e o Embaixador de Angola acreditado em Cuba, Carlos Cruz Sardinha.