Ministra da Saúde testemunha avanços históricos em cirurgias de cateterismo cardíaco pediátrico no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento

0
IMG-20250918-WA0028
Partilhe

Num marco histórico para o sistema de saúde de Angola, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, visitou, quarta-feira, 17 de Setembro, o Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), para acompanhar, pela primeira vez no sector público, intervenções de cateterismo cardíaco pediátrico, um feito inédito na história do país.


REDAÇÃO-FD

“Até há pouco tempo, a única solução para muitos pacientes com doenças cardíacas graves era a evacuação médica para o exterior. No entanto, graças à visão estratégica do Presidente João Lourenço, que tem demonstrado um firme compromisso com a melhoria do sector da saúde, hoje Angola dispõe de um centro de referência nacional para o tratamento de doenças pulmonares e cardíacas”.

A Ministra fez ainda referência a iniciativas anteriores, como as tentativas de implementação de programas de cardiologia no Hospital Josina Machel com apoio de uma equipa brasileira, bem como projectos desenvolvidos pela Sonangol e pelo Hospital da Cruz Vermelha de Portugal. Contudo, foi com a criação do CHDCP que se deu uma verdadeira viragem na história da medicina angolana.

“Este hospital já realizou mais de 1.600 cirurgias de coração aberto em adultos , além de inúmeras intervenções de menor complexidade, como implantes de pacemakers e cateterismos cardíacos. Actualmente, estamos também a realizar cirurgias pediátricas e intervenções por cateterismo, um avanço notável que reforça a nossa autonomia no tratamento de patologias cardíacas complexas”.

A Ministra esteve acompanhada pelo Secretário de Estado para a Área Hospitalar, Dr. Leonardo Inocêncio, pelo Director-Geral do Complexo Hospitalar, Dr. Carlos Masseca, pelo Coordenador e Gestor Técnico do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde, Dr. Job Monteiro, bem como por outros membros da equipa médica da unidade. Durante a visita, acompanhou os pacientes em recuperação pós-operatória e presenciou algumas das intervenções em curso, sublinhando a relevância da campanha de cirurgias cardíacas pediátricas recentemente lançada.

A titular da pasta da Saúde sublinhou ainda os ganhos dos 50 anos da independência ao nível da formação de quadros nacionais.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página