COMUNICADO DA CEAST: “As tristes manifestações que vivemos no passado mês de Julho (28-30/) revelam buracos sociais”

0
IMG-20250922-WA0028
Partilhe

Durante a conferência de imprensa resultante da II Assembleia Plenária Anual da CEAST-2025 que decorreu no Santuário de Nossa Senhora da Muxima, Diocese de Viana, de 17 a 22 de Setembro de 2025, sob a presidência de Reverendíssima, Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST consideraram crítico a situação social a que o povo angolano passa.


POR ISIDRO KANGANDJO

O comunicado da CEAST começa por afirmar existe o agravamento da pobreza económica, política, social, cívica, espiritual e cultural que tem minado a confiança nas instituições e no futuro, assim como o acentuado estado de ansiedade, medo, incerteza e frustração, fruto da falta de emprego, de iguais oportunidades e das assimetrias abissais.

De acordo com a nota, a instabilidade social e a falta de perspectivas para os jovens têm gerado um sentimento de desesperança e irreverência.

“As tristes manifestações que vivemos no passado mês de Julho (28-30/) revelam buracos sociais, familiares e institucionais muito profundos que nos devem despertar e empenhar urgentemente na nossa transformação interior para que haja mais diálogo entre governantes e governados”.

Diante da instabilidade social, a CEAST apelou o Governo a priorizar o combate à fome e a pobreza criando dinâmicas de diálogo e concertação social assim como tornar a vivência do Jubileu da Independência Nacional como um novo ponto de partida para a consolidação da paz e da reconciliação nacional, exortando os actores políticos a primarem por um discurso que privilegie a unidade na diversidade.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página