Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde participa activamente no II Congresso Internacional da Resposta ao VIH/SIDA

0
IMG-20251003-WA0005
Partilhe

A Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP) participou activamente no II Congresso Internacional da Resposta ao VIH/SIDA em Angola, que decorreu nas instalações do Centro de Conferências de Talatona (CCTA), em Luanda. O evento foi organizado pelo Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS), sob coordenação do Ministério da Saúde (MINSA).


REDAÇÃO-FD

Este Congresso, que assinala os 20 anos de existência do INLS e integra as comemorações dos 50 anos da Independência da República de Angola, foi oficialmente aberto pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, na presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e a Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas e Directora Executiva do ONUSIDA, Anne Shongwe.

A UIP esteve representada por todos os seus especialistas, assistentes e oficiais, que participaram activamente nas sessões científicas e técnicas do Congresso. Esta presença reafirma o compromisso da Unidade em alinhar a formação dos quadros de saúde aos desafios e avanços da resposta nacional ao VIH/SIDA.

Durante o evento, o Coordenador do Projecto, Job Monteiro, neurologista, liderou a delegação da Unidade, acompanhado pelo especialista em formação, Djamel Kitumba, e pelo Director do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, que se encontra em Angola a convite da Sociedade de Pediatria Angolana. Pela relação de colaboração mantida com a unidade presidida pelo Dr. Job Monteiro, este último foi igualmente convidado a participar no Congresso.


Job Monteiro, que é também tutor da médica interna Dra. Helena Nádia Emmanuel, acompanhou e testemunhou a apresentação científica da mesma, médica interna de neurologia do Hospital Militar Principal “Pedro Maria Tonha Pedalé”.

RESUMO DO ESTUDO APRESENTADO, TIPO DE ESTUDO:

Observacional, descritivo e transversal; População-alvo: 86 pacientes com VIH/SIDA assistidos no CETEP entre Janeiro e Fevereiro de 2024; Perfil demográfico: Idade média: 44 anos, 79% do sexo feminino, 65% solteiros 77% com ensino primário.


Principais resultados: Alta frequência de alterações neurocognitivas em pacientes com VIH/SIDA; A alteração de memória foi a mais prevalente.

Este estudo representa um contributo relevante para o aprofundamento do conhecimento científico nacional sobre as manifestações neurológicas associadas ao VIH, com implicações directas na formação clínica dos profissionais de saúde e na melhoria das abordagens diagnósticas e terapêuticas nas unidades especializadas.

O Ministério da Saúde reafirma o seu compromisso em continuar a investir na formação contínua, especializada e baseada em evidência científica dos seus quadros técnicos, reconhecendo o papel essencial que os recursos humanos desempenham na melhoria da qualidade dos serviços de saúde e no cumprimento das metas nacionais e globais, em particular, a eliminação da SIDA como ameaça à saúde pública até 2030.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página