Presidente do Partido CIDADANIA defende transferência dos restos mortais dos Fundadores da Nação para um MAUSOLÉU único e construção da Praça dos Fundadores da Nação

0
IMG-20251017-WA0030
Partilhe

Júlio Bessa, Presidente do Partido da Iniciativa de Cidadania para o Desenvolvimento de Angola(CIDADANIA) chamou hoje, 17, a imprensa para saudar o posicionamento corajoso do Presidente da República, sobre o reconhecimento dos três assinantes do acordo de Alvor, mas considera um passo tímido e insuficiente.


POR ISIDRO KANGANDJO

Para Júlio Bessa, os signatários angolanos dos Acordos de Ảlvaro Holden Roberto, que dirigiu a FNLA, António Agostinho Neto o MPLA e Jonas Malheiro Savimbi a UNITA, não devem ser apenas agraciados com medalhas.

Esperamos que este “indelével contributo à reconciliação nacional” da parte do Chefe de Estado dê lugar a outras iniciativas complementares, tais como a transferência dos restos mortais dos Fundadores da Nação para um MAUSOLÉU único – o PANTEÁO dos Heróis Nacionais; a construção da Praça dos Fundadores da Nação, tal como fizeram as lideranças políticas e sociais do Botswana e de outras nações alicerçadas na paz, na reconciliação e na unidade nacional; a revisão da história oficial de Angola e a constituição de uma Comissão da Verdade, dirigida pelas lideranças religiosas do Pais para ajudar a consolar as vítimas dos crimes cometidos por estes no calor do exercício da liderança dos seus movimentos de libertação”, disse o Presidente do CIDADANIA.

O Partido CIDADANIA está disponível para colaborar com todas as forças vivas do País, na implementação destas e outras iniciativas da sociedade civil para tornar realidade a verdadeira reconciliação nacional. O CIDADANIA espera que esta iniciativa do Chefe de Estado seja genuína e profícua, e não seja apenas uma trégua no período pré-eleitoral nas lutas pelo poder que têm caracterizado as relações conflituosas entre os ex-movimentos de libertação nos últimos 50 anos.

“Na nossa perspectiva, o reconhecimento de Alvaro Holden Roberto, Agostinho Neto e Jonas Savimbi como Fundadores da Nação deve ser a âncora de um processo de pacificação definitiva do pais, que nos conduzirá a sarar as feridas do passado, unir o Pais e cimentar a coesão nacional”, rematou Júlio Bessa, Presidente do Partido CIDADANIA.

E muito pouco! Devem, em nosso entender, ser reconhecidos como Pais fundadores da Nação angolana. Só assim será desconstruída uma narrativa falsa e uma retórica divisiva que foram enraizadas na consciência colectiva da juventude desde 1975. Só assim, será reposta a verdade histórica, segundo a qual, os signatários dos Acordos de Alvor são os Pais fundadores da Angola independente. Eles são Três, e não apenas um: repito, Álvaro Holden Roberto, Agostinho Neto e Jonas Savimbi.

Esta é a verdade histórica que o Partido Cidadania tem vindo a defender desde a sua fundação, em Agosto de 2023, e que está plasmada fundacionais e doutrinários, todos seus documentos em OS designadamente na sua Carta à Nação publicada nas redes sociais e não só, no discurso do seu Presidente durante a Primeira Convenção Nacional realizada no dia 8 de Março de 2025 e em outros documentos do seu posicionamento político.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página