ANGOLA MARCA NOVO CAPÍTULO NA SAÚDE: Primeiros especialistas em cardiointensivismo formados pelo projecto PFRHS apresentam os seus diplomas

0
IMG-20251023-WA0023(1)
Partilhe

Três médicos angolanos apresentaram esta quarta-feira, 22, os seus diplomas de especialização em Cardiointensivismo, durante um encontro simbólico promovido pela Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP/PFRHS), sob tutela do Ministério da Saúde (MINSA).


POR ISIDRO KANGANDJO

Os especialistas Adriana Tumba Bernardo, Mauro Domingas Garcia Capuepue e Wilson Vieira Mphandi, certificados pela Faculdade Cetrus Sanar, no Brasil, passam agora a integrar oficialmente o corpo de formadores nacionais, reforçando as acções de capacitação em áreas críticas da medicina intensiva, no quadro do processo formativo previsto para ocorrer, maioritariamente, em território nacional.

A formação, realizada na República Federativa do Brasil, decorreu de 14 de Março a 19 de Outubro de 2025, com uma carga horária total de 360 horas.

Este marco integra a meta nacional de formar 38.000 profissionais de saúde até 2027, dos quais 20% serão capacitados em Angola, contribuindo directamente para o objectivo da cobertura universal de saúde.

“O que hoje testemunhamos é mais do que um encontro para observação de diplomas. É um momento de viragem e transformação para o nosso país. Estes três profissionais, a Dra. Adriana, o Dr. Wilson e o Dr. Mauro, não apenas reforçam o Serviço Nacional de Saúde, mas assumem agora a responsabilidade de formar outros quadros no âmbito do processo formativo do Projecto”, declarou o Professor Doutor Job Monteiro, Coordenador e Gestor Técnico da UIP.

Job Monteiro acrescentou que estão profundamente satisfeitos, porque, este resultado demonstra que o Projecto está verdadeiramente a produzir impacto, não só ao formar, mas também ao garantir que o conhecimento é reproduzido no terreno, elevando a qualidade da assistência em todo o país.

Desde o seu lançamento, em 2024, o Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS) já beneficiou 11.331 profissionais até Outubro de 2025.


A iniciativa integra o programa Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola (Project ID: P180631), com financiamento internacional e coordenação local.

Durante o acto simbólico, o Wilson Vieira Mphandi, um dos beneficiários, expressou a sua gratidão à Unidade de Implementação do Projecto, ao Governo de Angola, aos gestores de formação e a toda a equipa técnica envolvida.


“Hoje somos fruto de um esforço colectivo. Esta formação não teria sido possível sem o vosso apoio. Estamos comprometidos em retribuir, formando outros profissionais e contribuindo para um sistema de saúde cada vez mais qualificado”, afirmou, visivelmente emocionado.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página