CAROLINA CERQUEIRA DESPEDE-SE COM APELO À ESPERANÇA E UNIDADE
A Assembleia Nacional viveu hoje, 17, um dos momentos simbólicos da sua história recente. Pela última vez, Carolina Cerqueira falou ao plenário na condição de Presidente do Parlamento angolano, encerrando oficialmente três anos de mandato à frente da Casa das Leis, num discurso carregado de emoção, gratidão e sentido de missão cumprida.
Num tom profundamente humano, a presidente cessante da Assembleia Nacional começou por reconhecer que este não foi apenas um acto institucional, mas um momento de reflexão e balanço de um percurso que, segundo afirmou, a marcou para sempre. “Ao encerrar estes três anos de mandato à frente da Assembleia Nacional, faço-o com profunda emoção e um sentimento de missão cumprida”
Carolina Cerqueira destacou a coragem necessária para enfrentar obstáculos, a importância da serenidade na tomada de decisões e o poder de saber ouvir. “Aprendi que a verdadeira liderança se faz com firmeza, mas também com humanidade; com a coragem de decidir, mas igualmente com a humildade de escutar uns e outros.”
AVANÇOS MARCANTES E LEGADO INSTITUCIONAL
No seu balanço, realçou o fortalecimento da diplomacia parlamentar, que elevou a voz de Angola no cenário regional e internacional, bem como a modernização tecnológica da instituição. “A diplomacia parlamentar atingiu novos patamares, promovemos avanços tecnológicos e criámos a Academia Parlamentar, conquistas que considero inestimáveis.”
Entre os feitos que a emocionam, Carolina Cerqueira sublinhou o orgulho histórico de ter sido a primeira mulher a presidir a Assembleia Nacional, marco que considera de todas as mulheres angolanas.“Este marco ultrapassa a minha história pessoal, pertence às mulheres angolanas, às jovens que sonham que onde chega uma mulher, podem chegar todas.”
GRATIDÃO E CONFIANÇA NO FUTURO
No momento mais simbólico do discurso, Carolina Cerqueira agradeceu aos deputados, funcionários parlamentares e a todo o povo angolano.“Servi Angola e às angolanas e angolanos com o dever firme da missão e a ternura do meu coração de mãe.”
Expressou também plena confiança no futuro e desejou êxitos ao seu sucessor, destacando a juventude e sentido de responsabilidade que acredita serem fundamentais para uma nova etapa do Parlamento.
“Saio com gratidão, com orgulho e com esperança no futuro da nossa democracia.”
Antes da última saudação ao plenário, a presidente cessante da Assembleia Nacional fez referência especial à família, pilares da sua força ao longo do mandato.
UM CAPÍTULO QUE ENCERRA E OUTRO QUE SE ABRE
A saída da líder parlamentar marca o início de um novo ciclo político na Assembleia Nacional, após três anos considerados de profunda transformação, elevação institucional e valorização da democracia.
Entre aplausos, respeito e emoção, Carolina Cerqueira deixa um legado indelével e uma mensagem inspiradora para as gerações futuras.