Aberto o ano agrícola 2025-2026 no sistema penitenciário do Cuanza Norte
Sob o lema: “Produção Agrícola como Reforço do Processo de Segurança Alimentar e Nutricional do Sistema Penitenciário”, o bairro Camua, no município do Cazengo, acolheu nesta terça-feira, 18 de Novembro, o acto de abertura oficial do ano agrícola 2025-2026 do Sistema Penitenciário do Cuanza Norte. A cerimónia foi presidida pelo governador provincial, João Diogo Gaspar.
Na ocasião, o titular da província destacou a importância do acto, considerando o modelo da produção agrícola dos Serviços Prisionais um modelo bom a ser seguido. De igual modo, renovou o compromisso do Governo que lidera em continuar a trabalhar com “dedicação, inovação e espírito patriótico, para que o Sistema Penitenciário continue a ser um exemplo de produtividade, de humanismo e de boa gestão pública”.
Por outro lado, o director provincial em exercício do Serviço Penitenciário do Cuanza Norte, João Constantino dos Santos, revelou que a campanha agrícola passada alcançou bons resultados com o cultivo de diversos produtos, atingindo uma colheita global de 107 (cento e sete) toneladas.
Destacou ainda que para a presente campanha agrícola 2025/2026, o Serviço Penitenciário prevê uma colheita de aproximadamente 407 (quatrocentas e sete) toneladas de produtos agrícolas, provenientes dos campos de Lucala, Camuaxi e das áreas adjacentes ao estabelecimento, uma medida que vai contribuir para o desenvolvimento do sector da agricultura e promover a segurança alimentar na província.

“Pretendemos ampliar significativamente a nossa capacidade produtiva e o impacto social do trabalho penitenciário. Assim, empregaremos 120 reclusos, mais 40 em relação à campanha anterior, que irão cultivar uma área total de 59 hectares, representando um acréscimo de 41 hectares face ao período anterior”.
Refira-se que durante a presente campanha, vão ser produzidos produtos como hortícolas (cebola, repolho e tomate), cereais (milho e feijão), e tubérculos (mandioca, batata-doce e beterraba).
FONTE: GCS-CUANZA NORTE