Na UNITA há ou não quadros? ACJ faz mexidas de cargos mas com as mesmas pessoas
O XIV Congresso que voltou a eleger, este domingo, 30 de Novembro de 2025 o Adalberto Costa Júnior ao cargo de Presidente da UNITA, leva em análise se a maior força política na oposição em Angola tem ou não quadros no ponto de vista quantitativo ou qualitativo.
POR AMÉLIA ROSA
Adalberto Costa Júnior decidiu manter Arlete Chimbinda como Vice-presidente para a área político-social, Simão Dembo Vice-presidente para Administração e Património.
Para acomodar o antigo Secretário-Geral da UNITA, Dr. Professor Álvaro Daniel Chicuamanga, foi convidado para a assumir a Vice-presidência para Organização e Administração Eleitoral. Antigo Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka é agora Secretário-Geral e Navita Ngolo é a líder do GPU.
Esperava-se que, depois do 14º Congresso, a direção do partido tivesse novos rostos assim como rejuvenescer as estruturas uma vez que, os quadros nomeados vêm há anos exercer várias funções dentro do partido e, alguns, com laços sanguíneos o que faz com o partido esteja ao redor de um circuito fechado.