UNITA afirma ter expulso militantes que se renderam este sábado ao MPLA no Cuanza-Norte mas não exibiu documentos de expulsão

0
IMG-20251208-WA0026
Partilhe

‎O Secretariado Provincial da UNITA no Cuanza Norte desmentiu este domingo, 07, segundo a qual 57 militantes da UNITA ter-se-iam rendido. Os maninhos consideraram falsa, manipulada e politicamente fabricada, ao mesmo tempo confirma que dos militantes rendidos ao MPLA dois deles foram expulsos do partido.


REDAÇÃO-FD

‎”Em rigor, apenas dois jovens, já expulsos há meses por violações reiteradas aos Estatutos e à Disciplina do Partido, participaram desta encenação”, conta a nota tornada pública este domingo.

Diferente do MPLA, que, durante o acto de Sábado, 06, apresentou militantes com cartões, a UNITA não conseguiu apresentar provas que confirmam a expulsão dos militantes que decidiram abraçar o MPLA, partido que governa o país desde a Independência Nacional.

Os integrantes que agora se afastam são figuras conhecidas dentro do partido e, segundo observadores, o fenómeno repete-se com outros membros que, no passado, também abandonaram a organização sem que a UNITA reconhecesse oficialmente essas saídas. A ausência de esclarecimentos públicos tem alimentado críticas sobre a alegada falta de transparência na gestão interna da formação política.

Os analistas políticos Pedro António e Gouveia Domingos consideram que estes episódios levantam dúvidas quanto à seriedade, coesão interna e à capacidade da UNITA de se apresentar como alternativa governativa. Segundo os críticos, o partido precisa rever com urgência os seus processos internos, reforçando que, tal como se apresenta, “não tem condições de governar”, acrescentando que a prática interna da organização contradiz o discurso de democracia frequentemente proclamado pela sua liderança.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página