Cabinda acolhe hoje acto central para homenagear os Heróis de 4 de Fevereiro
Cabinda acolhe, hoje, quarta-feira, o acto central das festividades do 4 de Fevereiro, dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional. O acto será presidido pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Por Kamaluvidi Baltazar
Por esta altura, as condições estão todas criadas para a província mais a norte do País acolher o evento que contará com participação de membros do Executivo, altas figuras e distintos convidados que juntamente vão render homenagem aos angolanos que contribuíram para a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
Em outras parcelas do território nacional o acto das homenagens vai decorrer nas cidades capitais. No Bengo, por exemplo, a deposição de flores aos antigos combatentes e veteranos da Pátria terá lugar em Caxito. Palestras, actividades desportivas e entre outras a nível da cultura são as festividades que vão marcar em grande esta data.
O dia 4 de Fevereiro é uma data magna para Angola, celebrada como o Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional. Assinala os ataques de 1961 contra prisões em Luanda, um marco decisivo que iniciou a resistência contra o colonialismo português, impulsionando a conquista da Independência em 1975.
Em 4 de Fevereiro de 1961, nacionalistas angolanos, com armas rudimentares, atacaram as cadeias de Luanda (São Paulo e Casa de Reclusão) para libertar presos políticos, simbolizando a coragem e a bravura do povo. A data é marcada por homenagens aos heróis nacionais, discursos políticos que reforçam a unidade nacional e o papel dos antigos combatentes.