Acordo bilateral entre os Ministérios da Saúde de Angola e do Brasil promove encontro técnico de elaboração de estratégias

0
IMG-20250719-WA0062
Partilhe

No contexto do Acordo Bilateral de Cooperação em Saúde entre Angola e Brasil, realizou-se um encontro técnico com o objetivo de elaborar estratégias de ação para implementação conjunta de iniciativas no sector da saúde. Este encontro insere-se no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde, que visa capacitar 38 mil profissionais angolanos até 2028, através de formação em instituições brasileiras e a angolana.


REDAÇÃO-FD


“Este encontro reforça o compromisso bilateral em transformar a saúde angolana no compito geral, combinando expertise brasileira em SUS (Sistema Único de Saúde) com as necessidades locais de Angola”.

VISITA ÀS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) E AOS CAPS

No âmbito do Projeto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, realizou-se uma visita às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com objectivos como discussão de ações corretivas, avaliação das lacunas identificadas na formação e no atendimento, propondo medidas para melhorar a qualificação dos profissionais, metodologia de trabalho e acadêmica/formativa e, por último, a Prospeção de novas vagas para Identificação de necessidades formativas e ampliação de oportunidades de capacitação, alinhadas com as demandas locais.

Esta iniciativa visa reforçar a eficiência dos serviços de saúde, assegurando que os recursos humanos, estejam adequadamente preparados para responder às exigências do sistema local com perspectiva de sustentabilidade formativo do dia 17.


No decorrer do encontro técnico, foi realizada uma apresentação detalhada sobre o contexto da formação no âmbito da cooperação bilateral entre os Ministérios da Saúde de Angola e do Brasil, com enfoque no Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde.
A apresentação reforçou a estratégia integrada de formação, alinhando as competências brasileiras com as demandas angolanas, visando um sistema de saúde mais resiliente e capacitado.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página