Angola realiza esta quinta-feira primeira cirurgia robótica do cancro do útero

Angola realiza, esta quinta-feira, a primeira cirurgia robótica ginecológica a uma paciente de 66 anos, para a retirada do útero (histerectomia) devido a miomas, no Hospital Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.
O procedimento será conduzido por uma equipa médica liderada pela ginecologista oncológica Vanessa Alvarenga, com o apoio de outros profissionais vindos do Brasil, soube o Jornal de Angola.
Segundo a médica, a paciente apresenta sangramentos intensos e necessita urgentemente da cirurgia, que será realizada de forma minimamente invasiva, com o auxílio da tecnologia robótica.
O objectivo, afirmou, é oferecer uma melhor recuperação pós-operatória, menos sangramento e menor tempo de internamento. A cirurgia terá duração aproximada de duas horas.Actuação de médicos angolanos.
O procedimento vai envolver, também, médicos angolanos do Hospital Materno Infantil Azancote de Menezes, do Hospital do Prenda, do Hospital Pediátrico e do Centro Médico Cardeal.
A iniciativa enquadra-se numa campanha do Ministério da Saúde, que decorrerá até final deste mês, onde estão previstos um total de 15 procedimentos, sendo nove na especialidade de ginecologia e seis na de urologia, incluindo casos de câncer da próstata.
FONTE: JA