ANGOLA: UIP, Instituto Nacional de Câncer do Brasil e Agência Brasileira de Cooperação reforçam parceria na área da Oncologia

0
IMG-20250927-WA0010
Partilhe

A Unidade de Implementação do Projecto (UIP), sob tutela do Ministério da Saúde de Angola, acolheu, nesta sexta-feira, 26 de Setembro, uma reunião técnica de alto nível com representantes do Instituto Nacional de Câncer (INCA)do Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o objectivo de reforçar a cooperação bilateral na formação de quadros angolanos na área da oncologia.


REDAÇÃO-FD

A missão técnica do INCA chegou a Luanda no dia 25 de Setembro, integrada numa série de actividades de monitorização e avaliação do Projecto de Cooperação em Oncologia, desenvolvido em parceria com o Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC).

Durante o encontro, que decorreu nas novas instalações do Ministério da Saúde, os representantes das instituições brasileiras reuniram-se com a equipa técnica da UIP para explorar sinergias entre os dois projectos de cooperação actualmente em curso, o Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde e a iniciativa de capacitação oncológica , e avaliar a viabilidade do envio de profissionais brasileiros a Angola, com o objectivo de reforçar a formação de enfermeiros, médicos e técnicos especializados em oncologia.

Job Monteiro, Coordenador da UIP, agradeceu a presença da delegação brasileira e reiterou o compromisso do Executivo angolano em reforçar, massivamente, a formação técnica nesta área prioritária.

“A Unidade de Implementação do Projecto está inteiramente disponível e comprometida com este processo. A Sra. Ministra da Saúde deseja ver esta especialidade alargada em massa dentro do nosso território nacional, capacitando mais técnicos cá em Angola e reduzindo a dependência de formações no exterior. Temos plena consciência de que a formação em oncologia é uma prioridade estratégica face ao aumento da incidência de casos”, afirmou.

O coordenador esteve ladeado pela Dra. Idalina Manuel, especialista da UIP para o pelouro das aquisições, e por Neusa Cumbe, especialista de comunicação da unidade, que acompanharam as discussões técnicas com os parceiros brasileiros.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página