Associação Amigos da Vida realiza marcha pela vida, direitos e defesa da criança angolana
A Associação Amigos da Vida (AAVIHDA) , liderado pelo Pastor Noé Mateus, realiza neste sábado, 22 de novembro, uma marcha nacional pela vida, direitos e defesa da criança angolana, com concentração nas instalações do INAC e término no Largo das Escolas para repudiar agressão sexual em que as crianças são vítimas.
POR KAMALUVIDI BALTAZAR
“Proteger a criança é honrar o futuro de Angola” é o lema que vai nortear a marcha que visa mobilizar a sociedade em torno das crianças vítimas de agressão sexual e da proteção integral das mesmas. Famílias, escolas, instituições públicas e organizações da sociedade civil são chamadas para ajudarem na prevenção da violência, abuso e abandono escolar infantil.
A caminhada, que prevê a participação de mais de 10 mil pessoas em todo o território nacional tem como objectivo geral promover uma mobilização nacional pela proteção da criança angolana, reafirmando assim o compromisso social e institucional na defesa dos seus direitos. Além disto, o passeio a pé também tem como finalidade divulgar o manifesto público para a criação do “Monumento Nacional da Criança” e celebrar o 19° aniversário da Associação Amigos da Vida.
INAC regista mais de 800 casos no 1° semestre de 2025: 50% são menores de 12 anos
Em apenas nos primeiros seis meses do corrente ano, o INAC registou 820 novos casos de abuso contra menores, números que confirmam a tendência da continua subida dos casos. Estima-se que 50% dos casos envolve crianças com menos de 12 anos, destacando a vulnerabilidade extrema do grupo etário mais jovem, como se lê na nota enviada à Redacção do Factos Diários.
Os dados apresentados pelo Instituto Nacional da Criança e pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial evidenciam a urgência desta mobilização. Associação Amigos da Vida, recordemos, é uma organização que existe a sensivelmente 19 anos, com uma vasta experiência na promoção e defesa dos direitos da criança angolana.