BAI inicia programa de inicia programa de transformação de sistemas de informação

0
Acordo BAI FINASTRA E INM 1[5]
Partilhe

O Banco Angolano de Investimentos (Sociedade Aberta) BAI S.A., informa através de uma nota partilhada ao Factos Diarios que formalizou, em Luanda, o lançamento do seu programa de transformação dos seus sistemas de informação centrais.


POR AFONSO EDUARDO

O documento informa que este marco assinala o início de uma nova fase na trajectória de modernização tecnológica do BAI, com a adopção da plataforma Essence, da Finastra, que posicionará o Banco como pioneiro em Angola, e na África Austral, na implementação desta solução de última geração.


O projecto, iniciado em 2023, é liderado por um consórcio altamente qualificado, que inclui a Finastra, responsável pela implementação do sistema de informação bancário (Essence), soluções de tesouraria (OPICS), trade finance e canais corporativos; e a Innovation Makers (INM), parceiro local encarregue da integração de sistemas, migração de dados, suporte regulatório e operacional.


A partir de hoje, 1 de Agosto de 2025, o Banco inicia oficialmente a fase de execução do programa de transformação tecnológica, com a mobilização das equipas conjuntas do BAI, Finastra e Innovation Makers, com o enfoque no planeamento técnico detalhado, definição de prioridades e preparação da infraestrutura.
O programa de transformação permitirá ganhos significativos, com impacto directo na relação com os clientes, garantindo assim, uma experiência digital integrada, personalizada e disponível em múltiplos canais, maior agilidade na disponibilização de produtos e serviços, aumento da segurança, conformidade e fiabilidade das operações, processos automatizados, eficientes e adaptados às exigências do mercado actual.


O Presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lélis, afirmou que “estamos a construir, com ambição e visão de futuro, a infraestrutura tecnológica que sustentará o crescimento do BAI nas próximas décadas. Este é um momento de redefinição do nosso modelo operacional, da experiência que oferecemos aos nossos clientes e da forma como competimos num mercado cada vez mais digital e exigente. Uma transformação profunda, que vai exigir coragem, foco e disciplina de execução”.


O Banco garante a continuidade e estabilidade das operações durante todo o período de transição, com planos de contingência adequados e comunicação transparent


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

\
Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página