BCI esclarece sanção aplicada pelo BNA

0
Captura-de-ecra-2024-05-22-190719-1024x543
Partilhe

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) foi alvo de uma sanção pecuniária aplicada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), na sequência do incumprimento de determinados procedimentos legais relacionados com a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.


REDAÇÃO-FD

Em comunicado divulgado esta semana, o BCI esclarece que as falhas detectadas pelo regulador têm origem em práticas anteriores à privatização da instituição.

Segundo o banco, essas deficiências estão a ser alvo de um processo de revisão e actualização, no âmbito de uma estratégia de reestruturação em curso desde a transição para a esfera privada.
 
“A actuação diligente do BNA é fundamental para a promoção da estabilidade e integridade do sector bancário”, sublinha o comunicado, no qual o BCI destaca também a sua cooperação contínua e transparente com o regulador.
 
Desde a privatização, o banco tem vindo a implementar um programa de reforço da governação corporativa, com particular enfoque na área de compliance. Entre as acções em curso estão a revisão das políticas internas, o reforço dos mecanismos de controlo, investimentos em tecnologia e acções de formação contínua para os seus colaboradores.
 
As medidas correctivas adoptadas já foram comunicadas e validadas pelo BNA, encontrando-se actualmente em execução, com o objectivo de garantir a conformidade com os normativos vigentes.
 
O Conselho de Administração do BCI reafirma o compromisso da instituição com os princípios de integridade, transparência e responsabilidade, garantindo a continuidade dos esforços para assegurar o cumprimento rigoroso do enquadramento regulatório nacional e internacional.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página