CACUACO: Director do Gabinete do Administrador municipal, ANIESA e fiscalização acusados de montar esquema de desvios de fundos públicos e extorsão aos empresários

Uma carta chegada ao Factos Diários e muito antes partilhada aos órgãos de segurança e da justiça a nível do município de Cacuaco, conta em detalhes uma suposta teia de corrupção apadrinhado pelo braço directo do Administrador de Cacuaco, Fernando João, quadros da ANIESA e da Fiscalização desviando supostamente fundo do Estado e extorsão aos empresários estrangeiros.
POR AFONSO EDUARDO
O documento começa a detalhar que, o funcionário colaborador MCP Bigodinho está envolvido na prática de desvio dos produtos perecíveis que são aprendidas das quitandeiras, porém, conta a nota, esta acção é motivada por falta de subsídio mensal, daí o vício.
BRIGA DE ELITE DA ANIESA
O documento menciona os nomes como o chefe da Brigada identificado pelo nome de Adão correias e os senhores João Pascoal e Alberto Afonso Carvalho.
Esta Brigada, é acusada de estar supostamente envolvida na prática de extorquir valores monetários aos empresários Nacionais e Estrangeiros, para fins de agradar os chefe de secção MCP pelo Valdano S. G. Santos e o Diretor do Gabinete do Administrador Municipal de Cacuaco, Adérito Sambo, este último, é apontado de estar envolvido em muitos negócios com várias Direções, pelo que, pedem aos órgãos de tutela para uma investigação imparcial.
“A Secção da ANIESA, é chefiado por um Diretor chamado António Paulo e o chefe de secção Valdano dos Santos, por orientação do Sr. Adérito Sambo realizam operações de 2ª a 6ª feira. Nos sábados, os inspetores da ANIESA, não comparecem no local de serviço, deslocam das suas residências para o campo, para realização de operações de extorsão de verbas para fins próprio, as multas aplicadas não são depositadas no CUT, para dubliar o Administrador Municipal, para que não sejam imputados responsabilidade, em relatórios justificativas das multas, inventaram cesta básica que foi distribuída nas funcionárias de limpeza de uma empresa privada identificada por SM_ Samuel, LDA. O mais sensato deveria atribuir aos Fiscais comunitários que sofrem desde 2024 sem subsídios mensais”, denunciaram.
DENUNCIANTES ALERTAM ADMINISTRADOR FERNANDO JOÃO
Os denunciantes entendem que existe um esquema bem montado que visa sabotar o trabalho do Administrador, por essa razão, sugerem que “seja realizado mais um encontro com os funcionários do Quadro e posterior reunir com o pessoal colaborador, visto que Administrador Fernando João e o R.H. que existe na Administração Municipal não apoia em nada, a Diretora é mais ausente do que presente”.

“Se o Exmo. senhor Administrador Municipal Fernando João, não tomar iniciativa de Exonerar os corruptos acima mencionados, a Gestão Municipal vai afundar, não tenha pena o Diretor do Gabinete tem usado o nome do Administrador Fernando João para obter vários apoios quer dos empresários com o reforço dos já indicados. Deve ser visto a Gestão do mercado do Kicolo, o Administrador do mercado e o Diretor do Desenvolvimento Economico estão a desviar os recursos, uma vez que na Gestão antiga o Ex Administrador Municipal Auzilio Jacob, os recursos já rondavam em 80.000.000.00, atualmente baixou para 41.000.000.00”.
