Camanongue apontado como futuro Centro de Formação em Saúde no Moxico

O município de Camanongue, localizado a 52 km da cidade do Luena, foi identificado como um potencial polo estratégico para a formação em saúde na província do Moxico. Esta conclusão foi destacada durante a visita técnica liderada pelo Dr. Job Monteiro, Coordenador da Unidade de Implementação do Plano de Formação de Recursos Humanos da Saúde (UIP), que percorreu várias unidades hospitalares e instituições de ensino com o objectivo de avaliar as condições locais.
REDAÇÃO-FD
A visita evidenciou que o Hospital Municipal de Camanongue possui infra-estruturas bem conservadas e condições técnicas favoráveis à implementação de cursos de formação técnica e especializada em regime híbrido (presencial e à distância).
A disponibilidade internet nas unidades hospitalares, aliada ao empenho da administração municipal, representada pela Administradora local, reforça o potencial do município como um futuro centro regional de formação em saúde.
“Com o apoio das autoridades locais e as condições já existentes, Camanongue pode liderar a expansão da formação em saúde no interior do país. Isso permitirá reduzir a pressão sobre os centros urbanos e melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade em todos os municípios”, Job Monteiro, Coordenador da Unidade de Implementação do Plano de Formação de Recursos Humanos da Saúde.
Outro ponto importante está relacionado com os serviços farmacêuticos, sendo os insumos medicamentosos oferecidos totalmente pela farmácia pública integrada aos serviços hospitalares do hospital municipal.
Com a visita foi possível constatar de forma positiva o compromisso do Estado em assegurar a assistência medicamentosa gratuita, garantindo que os utentes não tenham dificuldades para adquirir os insumos medicamentosos. A formação de profissionais de saúde para melhorar a resposta clínica local foi apontada como uma necessidade urgente, particularmente para o atendimento nas áreas remotas do município.

Além de Camanongue, a comitiva visitou também a Maternidade Provincial, o Hospital Sanatório e o Hospital Geral do Luena. Nesses encontros, foram discutidas propostas de inclusão de novas especialidades, reforço da componente pedagógica na prática clínica e melhoria da comunicação interna, visando a plena implementação do Programa de Formação de Recursos Humanos da Saúde (PFRHS).
A aposta na descentralização da formação está em perfeita sintonia com a política nacional de saúde, conforme defendido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, na 4.ª Conferência da ONU em Sevilha, que “a pessoa humana precisa de estar bem e com saúde para contribuir para o desenvolvimento do seu país.”
A província do Moxico já beneficia dos programas formativos da UIP e continuará a receber apoio técnico, pedagógico e logístico. O objectivo é garantir que os municípios possam formar os seus próprios quadros especializados, reduzindo a dependência de outras províncias e fortalecendo a autonomia regional no sector da saúde.