CARLOS CAVUQUILA UM HOMEM DE PERDÃO, ETERNO ESTUDANTE E HUMANISTA

0
FB_IMG_1752896528186
Partilhe

OPINIÃO

Isidro Kangandjo/Jornalista e CEO do Portal Factos Diários


No dia 18 deste mês, o Presidente da República abriu mais um capítulo de Condecorações e, para a minha surpresa, um senhor que nasceu na Quiçama, hoje município da província do Icolo e Bengo, Dr. Carlos Alberto Cavuquila, mereceu o reconhecimento do país ao ser condecorado na Classe Paz e Desenvolvimento.

Agora Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo e Vogal do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Carlos Cavuquila é considerado como sendo um homem de perdão, eterno estudante e, acima de tudo, humanista.

Conheci o Dr. Carlos Alberto Cavuquila entre 2014-2015, na qualidade de Administrador municipal de Cacuaco e, na altura, eu fazia parte do Movimento Revolucionário (Núcleo de Cacuaco). Lembro-me de três intervenções que fez para socorrer uma família no antigo Distrito do Kicolo, que perdeu varias coisas numa única noite por conta dos meliantes e, a última intervenção foi no período da Febre Amarela que assolou o país em 2016 tendo dizimado centenas de angolanos e milhares de casos suspeitos.

Neste ano, tive o privilégio de ligar diretamente ao Administrador Cavuquila colocando a preocupação de uma família que perdeu, na mesma semana, 3 membros e rapidamente ligou para o então administrador do Distrito, Luís Gonzaga. A intervenção não tardou e, no dia seguinte criou-se todas as condições para o enterro.


Dr. Carlos Alberto Cavuquila, apesar de tudo, terá acompanhado o meu percurso como activista e hoje como jornalista. O homem que acompanha todos os detalhes e de pouco sono, durante o período de paz terá dado o seu melhor desde a província do Bengo como Vice-governador para o sector social, vem dando o seu melhor na ciência, como professor e alguém que nunca parou de estudar. Neste exacto momento voltou a estudar o inglês e, de acordo com testemunhas, todos os anos tem novos diplomas.

Alguns vão pensar que não merecia esta condecoração, mas aqueles que o acompanham por dentro, perto ou de longe, sabem que CAC é alguém que, fruto das suas funções conseguiu assumir a sua responsabilidade em prol do país e do seu partido.

Em 2018, na qualidade de Jornalista, e ele Administrador de Cacuaco, Dr. Cavuquila terá orientado a sua equipa de Comunicação para que pudesse enviar uma nota de pedido de cobertura ao ‘Semanário A República’. Uma vez que sempre morei em Cacuaco, o convite foi entregue nas minhas mãos. No dia seguinte segui, e, o que me admirou, foi quando o Administrador chamou bem alto o meu nome. “Isidro! Venha cá”. Ficamos num ponto alto na funda, depois do Sabadão e aí disse: “Isidro, tu que ficas a escrever toda hora no vosso jornal que não estamos a fazer nada, isso assim é nada? As pessoas deixarão de beber água imprópria e terão energia, mesmo assim não estamos a fazer nada? Tu tem o meu número filho. Qualquer dúvida, liga para te esclarecer porque nós estamos aqui para servir e esclarecer qualquer dúvida sem se importar com a hora”.


O colega Mateus Infeliz, de infeliz memória, como jornalista da Rádio Cacuaco, procurou saber o quê realmente o Administrador falou para mim no privado, na comuna da Funda e preferi não dizer nada.

Alguns dias depois, liguei 22 horas para o Senhor. Ele atendeu e como não havia nada para lhe dizer, apenas disse que foi um engano, pedi desculpas e desliguei. Lá no fundo em disse: “ O Homem afinal de contas falou mesmo a verdade”.

Soube depois de alguns colegas jornalistas que, fruto de várias informações de calúnia contra o seu bom nome, abriu processo para muitos colegas, no sentido de provar em tribunal as acusações, mas por sua livre vontade teria retirado todas queixas, incluindo alguns que queriam extorquir administração e apanhados em flagrante delito. Perdoar não é para qualquer um.


Conforme cantou o Totó, todo o mundo tem uma história para contar, assim também o país tem muitos heróis que, fora das câmeras fazem muito pelo país e o Dr. Carlos é um dos vários que fizeram, fazem e continuarão a fazer pelo país.

Esta Condecoração de Paz e Desenvolvimento enquadra-o muito bem. Foi o Carlos Cavuquila que projectou o melhor projecto habitacional que fazia parte de Luanda e hoje Icolo e Bengo. Falo do Mayé Mayé que hoje recebe vários cidadãos que viviam em zonas de risco. Como Administrador não recrutou apenas os que estudaram, até Bento Rafael, um homem que quase não sabe ler, só por dominar o tráfego foi pescado. Muitos entraram na Administração de Cacuaco com cursos técnicos e não com diplomas das universidades. Os que mais criticavam no município eram convidados para dar a sua contribuição onde mais criticam.

Condecoração bem merecida e, no fundo do meu coração quero te desejar o melhor que há na terra e a maior bênção que há nos Céus.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página