Carolina Cerqueira destaca durante abertura da 4ª Sessão Legislativa da V Legislatura necessidade do reforço do diálogo construtivo

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, destacou, esta quarta-feira, em Luanda, a necessidade do reforço do diálogo construtivo, o respeito mútuo e a coesão nacional. Na sua mensagem por ocasião da Abertura da 4ª Sessão Legislativa da V Legislatura marcada pelo discurso do Presidente da República, João Lourenço, sobre o Estado da Nação, Carolina Cerqueira frisou que se vive, actualmente, numa Angola plural, onde a diversidade é a força e não o obstáculo.
REDAÇÃO-FD
A líder do parlamento angolano reafirmou o compromisso dos parlamentares com a paz, com a democracia que consolidada e com a ética que deve guiar o serviço público.
“O povo angolano espera desta casa Leis justas, debates esclarecedores e decisões que melhorem a vida de cada cidadão”, reforçou Carolina Cerqueira.
Para a responsável, só com cooperação entre os órgãos de soberania se poderá responder aos desafios do tempo actual e garantir reformas que cheguem às comunidades.
“É justo destacar o trabalho de vossa excelência, senhor Presidente da República, que reforça o prestígio de Angola no concerto das Nações promove a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável e humano do país. A sua acção firme, serena e corajosa inspira confiança e sentido de dever patriótico, transformando desafios em oportunidades”, asseverou.
No ano do jubileu dos 50 anos da independência nacional, Carolina Cerqueira considera necessário reflectir-se sobre o caminho percorrido e celebrar os valores que unem os angolanos- a liberdade, a reconciliação e a solidariedade.
“Celebrar cinquenta anos é reafirmar que Angola é plural e se renova pelo trabalho do seu povo, e a memória dos que sonharam, o sacrifício dos que tombaram e a esperanças dos que hoje constroem o nosso país”, disse.
Carolina Cerqueira manifestou votos de que este ano parlamentar seja guiado pela responsabilidade, pela ética e pelo reforço da cultura de diálogo, e que o jubileu da independência renove o compromisso com a paz, a concórdia e a solidariedade nacional.
“Que esta sessão solene decorra num ambiente de respeito, de devoção as instituições democraticamente eleitas, princípios estes que fortalecem a credibilidade e o prestígio desta Magna Casa do Povo Angolano”, concluiu.
De seguida, o discurso na íntegra da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, na Sessão Solene de Abertura da 4ª Sessão Legislativa da V
Legislatura:
“Excelência Senhor Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço;
Excelência Senhora Dona Ana Dias Lourenço – Primeira Dama da República de
Angola;
Venerandos Juízes Conselheiros;
Senhoras e Senhores Deputados;
Distintos membros do Executivo;
Distintos Governadores Provinciais;
Corpo Diplomático;
Instituições religiosas;
Sociedade civil;
E povo angolano que nos acompanha em todo o território e na diáspora.
Angola faz-se de tradição e de renovação.
É com profundo sentido de dever patriótico que damos início a mais um ano parlamentar, renovando o papel desta casa como guardiã da democracia e espaço de construção colectiva do nosso destino comum.
Vivemos numa Angola plural, onde a diversidade é a nossa força e não o nosso obstáculo. Dessa pluralidade reforça-se o diálogo construtivo, o respeito mútuo e a coesão nacional.
Angola faz-se de união e de colaboração.
Reafirmamos o nosso compromisso com a paz, com a democracia que
consolidamos e com a ética que deve guiar o serviço público.
O povo angolano espera desta casa leis justas, debates esclarecedores e decisões que melhorem a vida de cada cidadão. Só com cooperação entre os órgãos de soberania poderemos responder aos desafios do nosso tempo e garantir reformas que cheguem às comunidades.
Angola faz-se de dedicação e de exemplo.
É justo destacar o trabalho de vossa excelência, Senhor Presidente da República, que reforça o prestígio de Angola no concerto das nações e promove a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável e humano do país.
A sua acção firme, serena e corajosa inspira confiança e sentido de dever patriótico, transformando desafios em oportunidades.
Angola faz-se de inspiração e de celebração.
No Ano do Jubileu dos 50 Anos da Independência Nacional, reflectimos sobre o caminho percorrido e celebramos os valores que nos unem – a liberdade, a
reconciliação e a solidariedade.
Celebrar cinquenta anos é reafirmar que angola é plural e se renova pelo trabalho do seu povo, e a memória dos que sonharam, o sacrifício dos que tombaram e a esperanças dos que hoje constroem o nosso país.
Angola faz-se de rumo e de visão.
Que este ano parlamentar seja guiado pela responsabilidade, pela ética e pelo reforço da cultura de diálogo, e que o jubileu da independência renove o nosso compromisso com a paz, a concórdia e a solidariedade nacional.

Que esta sessão solene decorra num ambiente de respeito, de devoção as instituições democraticamente eleitas, princípios estes que fortalecem a credibilidade e o prestígio desta Magna Casa do Povo Angolano.
É com este sentimento de reverência que tenho a honra de convidar Vossa Excelência, o Senhor Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, a proferir perante esta Assembleia Nacional a sua mensagem sobre o Estado da
Nação.
Muito obrigada.