Com apenas 33 anos de idade Josiane de Carvalho se torna a primeira mulher angolana formada em cirurgia cardíaca pediátrica

Destacada no Complexo Hospitalar Cardial Dom Alexandre do Nascimento, Josiane de Carvalho, de 33 anos de idade é a primeira mulher em Angola formada em cirurgia cardíaca pediátrica. Formada em Cuba em medicina geral durante 13 anos naquele país da América latina, regressa ao país em 2023 para dar o seu contributo e hoje, dá o seu melhor no maior Hospital de especialidade em Angola.
POR AMÉLIA ROSA
A jovem mulher Josiane de Carvalho disse sentir-se a carregar uma grande responsabilidade por não se tratar apenas de abrir corações de crianças mas também abrir caminho uma vez que, cada operação representa uma vida salva e uma família com esperança.
“Ao se tornar a primeira mulher especializada nessa área, sinto-me também uma mulher que serve para inspirar outras mulheres que sim é possível nós estarmos dentro de especialidade médica que são de alta complexidade que por muito tempo era visto apenas para homens”, disse.
De acordo com a entrevistada, a rotina normal são de duas a três cirurgias entre segunda e quarta-feira, e, durante a semana, pode se somar até 6 cirurgias em crianças que vêm com vários tipos de patologias. Ainda este mês, o maior desafio foi quando um grupo de mulheres liderada por Josiane de Carvalho efectuaram com êxito a cirurgia de uma menina, um momento que ficou marcado na história da medicina angolana.
“Para nós é um orgulho e vimos que a medicina está avançar e nós tamos que avançar também com ele, temos muitos profissionais que estão a ser bem capacitados, temos algumas formações já feitas no país e isto orgulha-nos sobretudo a cirurgia robótica que é um grande avanço para a saúde e para a população no geral”, rematou.
