Com olhos no combate a cólera MINEA lança Projecto de Gestão Comunitária de Águas e vai capacitar 978 ADECOS

Projecto de Gestão Comunitária de Águas visa contribuir para a melhoria da saúde pública e qualidade de vida das populações, reforçando as acções de prevenção da cólera através do acesso seguro à água potável, higiene e saneamento básico em todo o território nacional.
POR ISIDRO KANGANDJO
Para a sua concretização, o Ministério da Energia e Águas procedeu ontem, 05 de Maio, o Lançamento Oficial do Projecto de Gestão Comunitária de Águas (PCGA), numa cerimónia realizada na sala de conferências de uma das universidades privadas em Luanda.
O Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa, em representação do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges fez saber que o empenho do Governo visa dar resposta à epidemia de cólera que afecta diversas províncias do país, através da implementação do Plano Emergencial Nacional de Resposta à Cólera, desenvolvido em estreita articulação com o Ministério da Saúde e sob a orientação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
O Ministério da Energia e Águas, apresentou os principais resultados já alcançados, dos quais se destacam, 900 tanques hospitalares, comunitários e institucionais monitorados e georreferenciados; 5.604 fontes alternativas de água tratadas; 5.128 cisternas de água potável distribuídas às populações mais afectadas; 14,1 toneladas de hipoclorito de cálcio granulado para desinfecção; Mais de 11 milhões de pastilhas de Aquatabs e 366 mil unidades de 500 litros distribuídas; 354.000 litros de desinfectante para reservatórios entregues; 206 dos 224 reservatórios adquiridos já alocados às comunidades; 91 dos 103 colorímetros em utilização no terreno.

Segundo António Belsa da Costa, o lançamento do PCGA marca “o início de uma nova etapa na gestão participativa da água em Angola”, salientando que o projecto representa um acto de confiança nas comunidades, nas instituições e no futuro do país.
Por sua vez, o Secretário de Estado para a Saúde, Leonardo Europeu Inocêncio, congratulou a iniciativa, sublinhando a importância do envolvimento do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Católica.
Destacou ainda que o projecto prevê a formação de 978 Agentes de Desenvolvimento Comunitário (ADECOS), líderes locais e técnicos das empresas públicas de água, com foco na promoção de práticas sustentáveis de gestão da água e prevenção da cólera.