Compromisso com à nação desde jovem leva Marcos Nhunga ser condecorado na categoria Paz e Desenvolvimento

0
IMG-20250704-WA0031
Partilhe

O Governador Marcos Alexandre Nhunga foi condecorado na categoria PAZ E DESENVOLVIMENTO, no âmbito dos 50 anos de independência. A sua longa trajectória ao serviço da pátria valeu-lhe à distinção. Depois da proclamação da independência, Marcos Nhunga fez parte do grupo dos primeiros jovens que seguiram para a República de Cuba para formação.


Já como técnico agrónomo, regressou ao país e, em Malanje, fez parte da histórica equipa que deu um rumo diferente ao sector agrícola, principalmente na produção de algodão. Anos depois, regressou à formação, passando por Rússia, Países Baixos e França. Com mais valências, já como Engenheiro e extensionista, regressa novamente ao país, onde lhe foram confiadas várias missões.

Destaque para os cargos de Director Provincial da Agricultura em Cabinda, Director-Geral Adjunto e, mais tarde, Titular no Instituto de Desenvolvimento Agrário.

O seu comprometimento com o sector da agricultura, implementando vários projectos pelo país, valeu-lhe a confiança para dirigir o Ministério. Como Ministro, deu início a um amplo programa que mudou a forma de trabalhar no campo. O país ganhou mais fertilizantes e contribuiu para a instalação de uma fábrica de montagem de tractores no país.

Como a Pátria aos seus filhos não implora, Cabinda foi o seu novo destino. Para além de mudar o conceito de combate à pobreza, priorizando a preparação e entrega de terras para a agricultura familiar e criação de animais e aves, a sua paixão pela boa imagem levou-o a criar o programa de iluminação pública da cidade e bairros, batizado por “Téndele”, e a requalificação de jardins, com mais exigência ao saneamento básico.

Em pouco tempo, a cidade de Cabinda e as sedes municipais ganharam mais vida. O projecto hoje é replicado pelo país. Marcos Nhunga, colocando sempre em primeiro lugar a população, elegeu como prioridades para a sua governação a melhoria das estradas, mais energia eléctrica e mais água potável.

Para ele, são as condições basilares para o desenvolvimento de qualquer território. Tendo esses serviços, é fácil fomentar ainda mais a agricultura, ter mais escolas, unidades sanitárias, fábricas e outros bens sociais e económicos.

Nomeado para governar Malanje, desde 2022, elegeu as mesmas prioridades. Hoje, a cidade de Malanje está mais iluminada e limpa. O mesmo cenário é visto nos municípios. Olhando para o mau estado de muitas vias, solicitou ao Executivo mais de 400 km de estradas e a electrificação dos municípios que ainda dependem de fontes alternativas.

Os projectos foram aprovados. Os trabalhos para a extensão da energia eléctrica aos demais municípios já começaram. Aguarda-se pelo início das obras de asfaltagem de mais de 400 km. Outro feito de Marcos Nhunga em Malanje é o facto de tornar mais fácil à aquisição de medicamentos e outros equipamentos para as unidades sanitárias da província, com o programa de compras agrupadas.

Por estas e outras acções, sempre com o olhar ao desenvolvimento do país e colocando á população no centro de tudo, influenciaram à sua distinção.

FONTE: GCS-MALANJE


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página