CUANZA-NORTE: Ministério da Energia e Águas estuda possibilidade de trazer água potável às populações afectadas pela cólera

0
IMG-20250318-WA0091
Partilhe

O Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa, trabalhou hoje na aldeia do Luinha, a zona afectada pela cólera na província do Cuanza-norte onde garantiu que está ser estudado possiblidade de dar a água tratada à população. “A nossa vinda aqui é para criar condições de abastecimento de água”.


POR ISIDRO KANGANDJO

António Belsa da Costa avançou que irá manter conversas com o representante dos Caminhos de Ferro de Luanda na província, para saber se existe a moto-bomba que foi retirada para evitar que seja vandalizada, para depois fazer um estudo no sentido de fazer chegar água já com o tratamento para a população.

“É um projecto que não vai ser feito com a urgência que se impõe, mas de nada serve distribuir água não tratada à população, aliás, nós não distribuímos a água não tratada. Nós temos a obrigação de onde nós estivermos tratar a água com toda a qualidade requerida pela Organização Mundial da Saúde e distribuir à população”, disse.

O Secretário de Estado para as Águas, por orientação do Ministro João Baptista Borges, foi montada uma equipa técnica da Direção Nacional de Águas e da direção provincial para fazer o levantamento mais aberto e, de forma simultânea fazer uma proposta de solução com maior celeridade possível para o abastecimento de água com qualidade na localidade afectada pela coléra.

MINISTRA DA SAÚDE ELOGIA MEDIDAS IMPOSTAS PELO GOVERNO LOCAL

Já a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, fez saber que com as medidas muito assertivas que foram tomadas pelo Governo provincial, o esforço dos técnicos de saúde e a mobilização social da população foi possível obter resultados visíveis para que o problema não se agravasse.

O processo de vacinação continua na localidade do Luinha e as pessoas estão a correr ao centro de tratamento que foi criado.

“Houve uma grande intervenção com quadros locais, sobretudo do Hospital Geral Mário Pinto de Andrade que estão a fazer turno e está a chegar um outro comboio com logística e com água para atender as comunidades e, para além do governo local, temos a equipa do Ministério da Energia e Águas e do Ministério do Ambiente para se encontra fórmulas de termos aqui abastecimento de água para a população”, disse.

Enquanto se aguarda outras condições a ser elaborado pelo Ministério da Energia e Águas, o Governo Provincial do Cuanza-Norte colocou um taque para atender as comunidades.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página