Directora da Direcção de Actos Migratórios acusada de estar envolvida no esquema de corrupção

0
Screenshot_20250912-165642
Partilhe

Nomeada ao cargo de Directora da Direção de Atos Migratórios (DAM) através do despacho número 42/GAB.MININT/2025, datado de 18 de fevereiro, Superintendente de Migração-Chefe, Katiana Mariana da Silva Aguiar Victoriano, é acusada de montar um esquema de corrupção dentro do Serviço de Emigração Estrangeiros (SME).


POR AFONSO EDUARDO

Uma informação interna do Ministério, a Directora da DAM do SME, é apontada de programar vistos através de uma agência do seu interesse e criou um grupo de quadros do SME da sua confiança que trabalham como intermediários com os estrangeiros para que consigam, sem respeitar o rigor exigido pelas autoridades tratar vistos de fronteiras e outras documentações.

Segundo a fonte, Katiana Mariana da Silva Aguiar Victoriano terá montado uma equipa técnica que trabalham em vários postos com mais frequência no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.


Aprovação de cartões de residência, vistos de fronteiras, vistos de trabalho e visto de turismo timbrado com o esquema de corrupção, segundo a fonte, mete em risco a soberania do país onde qualquer estrangeiro com intenções de prejudicar o país consegue entrar com maior facilidade.

Segundo a fonte do Serviço de Emigração e Estrangeiro, os principais clientes da acusada são chineses, Eritreus, libaneses, Zambianos e Malianos. A mesma sente-se protegida uma alta entidade do aparelho do Estado que, a qualquer momento o Factos Diários poderá revelar possíveis testas de ferros.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página