Embaixador anuncia ao Presidente João Lourenço que a China tem mais investimentos e grandes projectos para Angola

Angola e a China pretendem aprofundar as relações económicas e comerciais e concordaram em continuar a desenvolver grandes projectos, assegurou o embaixador Zhang Bin à imprensa no fim de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.
“Tive uma boa conversa de amizade com Sua Excelência Presidente João Lourenço. Fizemos um resumo das nossas cooperações e do desenvolvimento das nossas relações bilaterais nos últimos tempos, assim como dos nossos planos para futura cooperação e trabalho, ouvi com muita atenção as sugestões de Sua Excelência Presidente da República para a nossa cooperação na próxima etapa”, disse.
O diplomata afirmou que a China e Angola concordaram que estão no bom caminho e esperam reforçar ainda mais as relações de cooperação, especialmente nas áreas económicas e comerciais. Zhang Bin lembrou que a China financia em Angola grandes projectos como a hidroeléctrica de Caculo Cabaça, o Porto do Caio, em Cabinda, e o projecto nacional de banda larga, que se mantém em execução dentro dos prazos definidos.
O diplomata clarificou ainda que, neste momento, os grandes projectos importantes estão todos em bom andamento e a ser promovidos de acordo com os seus cronogramas. Angola e China cooperam em vários domínios e têm assinado vários acordos de cooperação, entre eles destaca-se o Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos (APPRI).