EMBAIXADORA BALBINA MALHEIROS DA SILVA APRESENTA MODELO DE CRESCIMENTO DE ANGOLA

A Embaixada de Angola em Espanha organizou, ontem, (sexta-feira), um Brunch Empresarial com o objectivo de estreitar os laços económicos e empresariais entre os dois países e apresentar as múltiplas oportunidades de investimento que Angola oferece no contexto de diversificação económica.
REDAÇÃO-FD
O evento, que contou com a presença de cerca de meia centena de convidados e reuniu destacados representantes institucionais, empresariais e membros do corpo diplomático, foi aberto pela Embaixadora de Angola na Espanha, Sua Excelência Balbina Malheiros Dias da Silva, que destacou o momento de transformação económica e social que o país atravessa, impulsionado pelas reformas estruturais promovidas pelo Presidente João Lourenço.
Balbina Malheiros Dias da Silva encorajou os empresários espanhóis a aderir ao desenvolvimento de parceria estratégica, dando nota de que a Diplomacia Económica e Comercial, não é um rótulo, mas uma responsabilidade.
Na ocasião, aproveitou para apontar que através da cooperação e da relação económica entre Angola e Espanha, existe uma aliança sólida, equilibrada e transformadora.
Durante o Brunch Empresarial, a Chefe da Missão Diplomática de Angola em Espanha, assegurou que deve ser precisamente essa vocação, de servir como ponte entre duas realidades complementares, entre Espanha, que conta com uma experiência empresarial valiosa e grande capacidade de inovação e Angola, com recursos, juventude, ambição e um firme compromisso com a Agenda 2063 da União Africana.

De acordo com a embaixadora, existem sectores prioritários para a cooperação económica, que foram destacados no certame, com os testemunhos passados por agumas empresas espanholas com presença em Angola, onde foram partilhadas ideias, propostos desafios e apresentadas oportunidades, como soluçoes catalizadras para o incentivo ao investimento produtivo que posicione África como protagonista e não apenas como receptora na arquitetura financeira global e permita, paralelamente, a edificação de mais infraestruturas e a diminuiçao do desemprego, especialmente para as camadas mais jovens.
Usaram da palavra para falar das suas trajectórias empresariais, a Empresa Loarves Construção, o Banco BBVA, a Joint Venture Iber Angola Union e o Grupo SATEC, que partilharam não só os casos de maior sucesso em Angola, como o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) para o Instituto Geológico de Angola (IGEO), e os serviços de exploração de hicrocarbonetos nas Bacias Interiores de Angola para a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), ou a construçao da primeira fase do Observatório de Vigilâcia Marítica, mas também as oportunidades que as empresas espanholas poderão ter com propostas de investimento no Mussulo e uma grande aposta na produçao de citrinos e derivados.
O “Brunch Empresarial contou igualmente com a presença da Directora geral para África e Médio Oriente do Ministério do Comércio, Economia e Empresas de Espanha, Ana Vicente, que abordou sobre o estado das relações entre os dois países e informou sobre novas linhas de financiamento abertas para financiamento dos Projectos espanhóis em Angola.
Paula Francineth Cordeiro Lisboa, Adida Comercial, apresentou os sectores prioritários para o investimento estrangeiro, com destaque para a agroindústria, energias renováveis, infraestruturas, mineração não petrolífera, turismo, educação técnica, saúde e transformação digital. Sublinhou igualmente o papel de Angola como hub regional e a sua integração activa na Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA).
O encerramento esteve a cargo do Representante para a Europa, da Federação das Câmaras Bilaterais de Comércio e Indústria de Angola (FCBCIA), que destacou o papel da Federação na articulação de projectos estratégicos.
O evento foi encerrado com um cocktail de networking que permitiu aos participantes trocar ideias, estabelecer contactos e explorar possíveis parcerias futuras.
A Embaixada de Angola reafirma o seu compromisso de continuar a promover iniciativas que fortaleçam a cooperação económica e empresarial entre Angola e Espanha.