Embaixadora de angola em Espanha apresenta as cartas figuradas à ministra dos Negócios Estrangeiros de Andorra e realiza visita de trabalho para reforço da cooperação bilateral

0
1771580981067
Partilhe

Balbina Malheiros Dias da Silva, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola no Reino de Espanha e junto do Principado de Andorra, apresentou na quarta-feira, 18 de fevereiro, as Cartas Figuradas à Ministra dos Negócios Estrangeiros de Andorra, Imma Tor Faus, na Sede do Governo, num acto que simboliza o compromisso de Angola em elevar o patamar das relações bilaterais e fortalecer a concertação política em fóruns internacionais.


REDAÇÃO FD

À margem deste acto, a diplomata cumpre uma agenda de trabalho de dois dias em Andorra-a-Velha, com o objectivo de estreitar os laços diplomáticos e explorar novas áreas de cooperação económica e institucional, tendo, durante a audiência, manifestado o interesse do Governo de Angola na institucionalização de Consultas Políticas regulares, visando a futura assinatura de um Acordo Geral de Cooperação e o reforço do diálogo ao mais alto nível através de convites recíprocos para visitas oficiais dos respetivos Chefes da Diplomacia, incluindo a abordagem de temas da agenda global e questões afins à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

A Embaixadora Balbina Malheiros Dias da Silva focou-se no fortalecimento prático da cooperação, sugerindo um memorando para consultas políticas e propondo encontros no sector do turismo para troca de experiências, sublinhando o esforço de Angola em diversificar a sua economia para além do petróleo. Lançou também a ideia de criar um Grupo de Amizade entre a Assembleia Nacional de Angola e o Parlamento de Andorra e reafirmou o compromisso de Angola com a paz na África Austral.

Abordou ainda desafios nas zonas rurais de Angola, como o combate ao casamento precoce e a promoção da escolaridade obrigatória para as mulheres.

A Ministra Imma Tor Faus centrou-se no papel de Andorra no cenário multilateral, saudando a sua entrada como observador na Organização Internacional da Francofonia (OIF) em 2024 e o papel histórico de Angola na CPLP, onde Andorra é membro observador.

Destacou ainda o sucesso da presidência angolana na União Africana e o papel de mediador do Presidente João Lourenço em conflitos regionais, especialmente entre a RDC e o Ruanda.

Sobre a reforma do Conselho de Segurança, defendeu uma estrutura mais representativa que ponha fim à sub-representação do continente africano.
No domínio social, a Ministra partilhou o modelo de Andorra, que possui paridade absoluta no Parlamento e no Conselho de Ministros, além de leis rigorosas contra a violência doméstica, referindo ainda o diálogo com o Vaticano para a despenalização do aborto.

As representantes diplomáticas de Andorra e Angola discutiram o reforço das relações bilaterais e a cooperação em fóruns multilaterais, abordando temas como a reforma do Conselho de Segurança da ONU, a diversificação económica com foco no turismo e as experiências em igualdade de género e direitos sociais. Foram propostas consultas políticas regulares, intercâmbios parlamentares e visitas oficiais para aprofundar os laços diplomáticos.

Na sequência da visita em Andorra, Sua Excelência Embaixadora Balbina Malheiros Dias da Silva, manteve um encontro de trabalho, com a Diretora do Departamento de Turismo e Comércio do Governo de Andorra, Cristel Molné Casajua, recebeu a Embaixadora de Angola no Reino de Espanha, Balbina Malheiros Dias da Silva. O encontro serviu para passar em revista as áreas para o intercâmbio no ramo do turismo.

Andorra tem 350 estabelecimentos turísticos, 42 mil camas e recebe 9 milhões de turistas por ano, com um impacto significativo no PIB nacional, representando mais de 40% do PIB e cerca de 60% quando combinado com o comércio.

A Diretora Cristel Molné Casajua destacou a importância da inspeção turística, da regulamentação e da representação internacional, mencionando que Andorra é membro do ONU Turismo.

A visita ao Principado de Andorra reafirma a dinâmica da diplomacia angolana na Europa e o empenho da Missão Diplomática em Madrid na diversificação das parcerias externas.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página