Energia angolana a caminho da RDC e Zâmbia. RNT-EP assina memorando de entendimento com a SOMAGEC para executar o plano

0
IMG-20250201-WA0008
Partilhe

Para a concretização da exportação de energia para a República Democrática do Congo e a Zâmbia, na tarde de sexta-feira, 31, realizou-se a cerimónia de assinatura de memorandos de entendimento entre a Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP) e a empresa marroquina SOMAGEC, no âmbito das iniciativas de integração de Angola no mercado elétrico da SAPP e da PEAC.


POR ISIDRO KANGANDJO

O evento testemunhado pelo Ministro da Energia e Águas, Eng. João Baptista Borges, Embaixadora do Reino de Marrocos acreditada em Angola , Saadia El Acawi, contou igualmente com a presença de várias personalidades, entre as quais o Presidente do Conselho da Administração da Rede Nacional de Transporte de Electricidade- RNT, Eng. Rui Gourgel, e o Administrador Executivo, Eng. Mauro Martins, ambos signatários pela RNT, juntamente com o signatário pela SOMAGEC, Sr. Roger Sayoun.

Ministro João Baptista Borges afirmou que a Administração da RNT pode contar com todo o apoio do Governo para a materialização do projecto de interligação das redes eléctricas de Angola com os países vizinhos.

Este projeto, destacou o Ministro, visa aproveitar o superávit de quase 4 GW de energia existente no país, gerando divisas para a economia angolana, promovendo a sustentabilidade das empresas do Sector e criando novas oportunidades de emprego.

Para alcançar esses objectivos, o Governo também conta com o apoio e a intervenção do Sector privado, sendo que recentemente foi alterada a Lei Geral de Electricidade para permitir a entrada de investidores privados no segmento de transporte de electricidade, desonerando o Estado dos investimentos nas redes de interligação regional.

De acordo com o Ministro da Energia e Águas, este projecto permitirá, numa primeira fase, a exportação de energia limpa e fiável, com a disponibilização de 300 MW para Matadi, na RDC (Cabinda) ao norte, e 1.200 MW para o leste, para as regiões de Luau (Moxico), Kalumbila e Kolwezi, na Zâmbia.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página