Enviado especial da RDC assegura ao Presidente João Lourenço que situação no seu país é estável

0
Screenshot_20250816-152142
Partilhe

A situação na República Democrática do Congo (RDC) é estável, assegurou esta sexta-feira, 15 de Agosto, em Luanda, o enviado especial do Presidente Félix Tshisekedi, que entregou uma mensagem ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço.


REDAÇÃO-FD

Recebido em audiência no Palácio Presidencial, Antoine Mangalibi, embaixador Itinerante, afirmou aos jornalistas que a missiva, de carácter privado, enquadra-se no contexto da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O emissário de Tshisekedi disse ainda tratar-se de uma mensagem de fraternidade dirigida ao Presidente João Lourenço, que é o Presidente cessante da CIRGL e responsável pela região africana.

Sobre a situação de segurança no seu país, Antoine Mangalibi foi categórico ao afirmar que “a situação na República Democrática do Congo é estável”, acrescentando que a guerra terminou e os dois Chefes de Estado já discutiram os assuntos pertinentes à região.

Destacou a importância das relações bilaterais, recordando que Angola e a RDC partilham uma extensa fronteira terrestre e mantêm laços históricos de proximidade que devem ser preservados e fortalecidos.

O diplomata congolês citou uma frase do Presidente Tshisekedi, segundo a qual “como somos vizinhos, nunca devemos entrar em conflito”, para reforçar o compromisso mútuo de manter a estabilidade regional.

A mensagem, frisou Antoine Mangalibi, surge num momento em que a RDC, enquanto membro da CIRGL e membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, procura alcançar níveis importantes para que possa ser bem vista no cenário internacional.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página