ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO CUANZA NORTE LANÇA NO MERCADO DE TRABALHO MAIS DE 490 LICENCIADOS NA 12.ª CERIMÓNIA DE GRADUAÇÃO

Num ambiente de celebração e compromisso com o futuro, a Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte realizou nesta sexta-feira, 1 de Agosto, a sua 12.ª cerimónia de outorga de diplomas e certificados a mais de 490 licenciados, no Centro Cultural Alda Lara, na cidade de Ndalatando.
Os novos graduados concluíram os cursos de Biologia, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Língua Inglesa e Francesa, e Ensino Primário, reafirmando o papel da instituição no fortalecimento do sistema de ensino e na formação de quadros qualificados para o desenvolvimento da província e do país.
O acto foi presidido pelo Director Provincial da Educação, Miguel Joaquim Gola, em representação do João Diogo Gaspar, Governador Provincial do Cuanza Norte. A cerimónia acontece num ano de grande simbolismo para Angola, que celebra os 50 anos da Independência Nacional.
Durante o seu discurso, Miguel Joaquim Gola parabenizou a direcção da escola pelo empenho e dedicação na formação de jovens talentos.
“Queremos desde já parabenizar a direcção da escola pelo seu engajamento no processo de formação de jovens da nossa província e não só, garantindo deste modo o aumento de quadros qualificados para o desenvolvimento da ciência e para o mercado de trabalho”, destacou.
Dirigindo-se aos finalistas, acrescentou: “Felicitamos-vos pela dedicação ao longo dos anos de formação e aproveitamos o ensejo para lembrá-los que o vosso percurso académico não termina por aqui. A nossa província e a nação em geral contam convosco, mormente na consolidação da paz e da unidade nacional, na promoção e protecção dos direitos da pessoa humana e do ambiente, bem como no processo de desenvolvimento científico, técnico, tecnológico, económico, social e cultural do país.”
Já o Director-Geral da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, Domingos Dala visivelmente emocionado, afirmou: “Hoje confiamos a esperança da nossa província e do nosso país às vossas mãos. O Cuanza Norte e Angola esperam de vós transformação, inovação e serviço. O vosso sucesso profissional será a medida do impacto desta escola e a confirmação de que o ensino superior cumpre o seu papel como vector estratégico do desenvolvimento humano e económico.”
Encorajando os licenciados, concluiu com um apelo direto: “Levem destes dias três compromissos essenciais: sensibilidade académica, profissionalismo e ética.”
O evento contou com a presença de representantes de instituições académicas, autoridades locais, familiares dos finalistas e membros da comunidade académica, num momento que reforça o compromisso com a valorização da educação como pilar do progresso nacional.
FONTE: GCS-CUANZA NORTE