ESPANHA: Embaixadora Balbina da Silva apresenta cartas credenciais ao Rei Filipe VI

0
IMG-20250912-WA0068
Partilhe

A Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola no Reino de Espanha, Balbina Malheiros Dias da Silva, apresentou hoje, 12 de setembro de 2025, as suas cartas credenciais ao Rei Filipe VI, formalizando a sua acreditação como representante diplomática de Angola em Espanha.


REDAÇÃO-FD

A Embaixadora foi nomeada pelo Presidente da República a 11 de fevereiro de 2025, com o objectivo de fortalecer as relações diplomáticas e económicas entre Angola e Espanha, no quadro do novo paradigma de diplomacia económica que visa atrair mais investimentos externos para Angola, sendo Espanha um parceiro prioritário neste âmbito, com destaque para as áreas de cooperação nos sectores da agricultura, energia, infraestruturas, tecnologia e formação profissional.

A cerimônia de entrega das cartas credenciais contou também com a presença dos Embaixadores da Argentina, Senegal, Guatemala, Suíça e Islândia, que também apresentaram as suas credenciais ao Rei Filipe VI.

Durante a cerimônia, S.Excia. a Embaixadora transmitiu as saudações do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, à Sua Majestade o Rei Filipe VI.

Na breve troca de impressões entre o monarca espanhol e a diplomata angolana, foi reiterada a vontade dos dois Estados aprofundarem as relações de cooperação e de amizade já bastante fortes entre ambos, tendo paralelamente sido abordadas questões ligadas ao Multilateralismo e o interesse do Monarca espanhol ver acrescida a participação de empresas espanholas em Angola, especialmente no presente contexto de desenvolvimento do Corredor do Lobito.

Por sua vez, Balbina da Silva informou que está a ser preparado um Fórum Económico Angola-Espanha, agendado para o dia 2 de outubro do presente ano.

Balbina da Silva torna-se assim na nona Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola no Reino de Espanha e a primeira mulher a ocupar este cargo durante os 38 anos de relações bilaterais entre os dois países.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página