ESTÁ DETIDO DANIEL NETO POR DENUNCIAR INVASORES DOS MAIS DE 643 HECTARES
Um grupo de efectivos da Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), composto por mais de dez elementos, detiveram na manhã desta terça-feira, 3 de Dezembro, Daniel Afonso Neto, Presidente do Conselho de Administração da empresa Konda Marta.
A detenção do também Tenente-Coronel das Forças Armadas Angolanas, surge momentos depois de ter denunciado alegado favorecimento da juíza Joaquina Pilartes da Silva a figuras castrenses e do regime angolano, no quadro do conflito fundiário que a empresa Konda Marta enfrenta desde 2016, com supostas altas patentes da Polícia Nacional e das FAA.
A denúncia sobre a detenção de Daniel Neto foi avançada ao Club-K pela diretora da área técnica da empresa Konda Marta, Joana Magita, que descreveu que, mais de dez homens armados do DIIP, surpreenderam o PCA da empresa no terreno localizado nas proximidades do Campus Universitário, exibindo um mandado de detenção e foi levado para o SIC-Geral no município de Cacuaco, em Luanda.
Segundo Joana Magita, os seguranças contratados pela empresa, após a restituição do terreno pelo Tribunal da Comarca de Luanda, em Agosto deste ano, procuraram intervir para impedir a detenção do Tenente-Coronel, mas de acordo com a senhora, foram ameaçados de morte. “Quem tentar vai morrer, por isso teve que recuperar”, denunciou.