França reitera apoio à soberania de Marrocos sobre o Sahara (Chefe da diplomacia francesa)

O Ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noël Barrot, reiterou a posição da França, expressa ao mais alto nível do Estado, de apoio à soberania de Marrocos sobre o seu Sahara.
REDAÇÃO-FD
“Há alguns meses expressámos a nossa visão do presente e do futuro do Sahara Ocidental, que se enquadra no quadro da soberania marroquina como resultado direto do plano de autonomia marroquino”, declarou o chefe da diplomacia francesa durante uma audiência perante a Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional. “Não há outras soluções realistas e credíveis hoje”, insistiu. Isto faz parte de “uma solução política duradoura e mutuamente aceitável nas Nações Unidas e apoiamos os esforços da ONU com vista a este diálogo”, acrescentou Barrot, especificando que terá a oportunidade “de falar sobre isso dentro de alguns dias com o homólogo marroquino Nasser Bourita em Paris”.
Numa mensagem dirigida a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, em julho de 2024, o Presidente francês Emmanuel Macron afirmou que a França “considera que o presente e o futuro do Sahara Ocidental enquadram-se no quadro da soberania marroquina”. Macron assegurou à Sua Majestade o Rei “a intangibilidade da posição francesa sobre esta questão de segurança nacional para o Reino” e que o seu país “pretende agir de forma consistente com esta posição a nível nacional e a nível internacional”.
O Chefe de Estado francês também reiterou fortemente o apoio da França à soberania do Reino sobre o seu Sahara durante uma sessão conjunta das duas Câmaras do Parlamento marroquino em 29 de outubro de 2024, por ocasião da sua visita de Estado ao Reino.
“E reafirmo-o aqui diante de vós. Para a França, o presente e o futuro deste território enquadram-se no quadro da soberania marroquina. A autonomia sob a soberania marroquina é o quadro dentro do qual esta questão deve ser resolvida”, declarou Macron perante ambas as Câmaras do Parlamento.