FSDEA e Dubai Investment Park firmam acordo estratégico para desenvolvimento de projectos imobiliários estruturantes na província de Luanda

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e a Dubai Investments Park (DIP) celebraram hoje, em Luanda, a assinatura de um acordo estratégico que prevê o desenvolvimento de projectos imobiliários estruturantes na província de Luanda, promovendo um novo ciclo de investimentos orientados para a urbanização moderna e o desenvolvimento sustentável da capital, com destaque para o aproveitamento do arquipélago de Luanda, perspectivando, em primeira instância, o desenvolvimento da Ilha da Cazanga.
REDAÇÃO-FD
Foram signatários do acordo, em representação da Dubai Investments, o Senhor Khalid Jasim Mohammed Bin Kalban, Vice-Presidente e CEO. Pelo Fundo Soberano de Angola, assinou o Dr. Armando Manuel, Presidente do Conselho de Administração.
Na ocasião, o Vice-Presidente & CEO da Dubai Investment, Sr. Khalid Jassim Mohamed Bin Kalban, salientou que “este é, de facto, um momento de grande entusiasmo para nós. Ao longo do último ano, trabalhámos em estreita colaboração — através de várias reuniões e discussões construtivas — que nos trouxeram até este marco tão importante. Orgulhamo-nos de ser uma empresa de investimento sediada no Dubai, com mais de 30 anos de experiência, apoiada pelo Governo do Dubai. O nosso percurso inclui alguns dos mais ambiciosos projectos imobiliários nos Emirados Árabes Unidos. Hoje, damos um passo particularmente significativo, pois este projecto representa o nosso segundo investimento em Angola e uma das nossas primeiras iniciativas no sector imobiliário fora dos Emirados.”
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do FSDEA, Armando Manuel, destacou que “a assinatura deste acordo reforça o compromisso do Fundo Soberano em mobilizar capital internacional e know-how para o desenvolvimento de projectos imobiliários e turísticos de grande impacto no país. Acreditamos que o sector imobiliário, aliado ao turismo, tem um enorme potencial para transformar o perfil urbano da nossa capital, valorizando os seus recursos naturais, a sua frente marítima e a sua rica herança cultural”.

Por sua vez, o Secretário de Estado do Planeamento Urbano, Manuel Canguezeze, em representação do Ministro das Obras Públicas e Urbanismo, sublinhou que “este acordo é muito importante dado que vai valorizar a zona e trazer alguma qualidade panorâmica e arquitetônica à cidade capital. Do mesmo modo, irá trazer também algum investimento imobiliário que vai fortalecer a qualidade de imóveis que a cidade de Luanda precisa”.
A cerimónia contou com a presença de distintas personalidades, entre as quais Jorge Miguêns, Vice-Governador de Luanda para o Sector Económico, Antoine Abboud, Director-Geral da DAR Angola, bem como dos membros do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), que testemunharam este momento de grande relevância institucional e estratégica.
