Fundo Soberano de Angola participa na Assembleia Geral anual do grupo TDB DE 2025 em Kigali

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) marcou presença na Assembleia Geral Anual (AGM) do Grupo do Banco de Comércio e Desenvolvimento (TDB), realizada de 31 de Julho a 1 de Agosto de 2025, em Kigali, Ruanda, sob o lema “Inovar Soluções para Acelerar o Desenvolvimento Sustentável“.
REDAÇÃO-FD
A delegação angolana foi liderada pelo Dr. Armando Manuel, Presidente do Conselho de Administração do FSDEA e Governador por Angola junto ao Grupo TDB, e integrou também o Dr. Alcides Safeca, Administrador Executivo, e o Dr. Domingos Neto, Economista-Chefe. O evento contou com a participação de mais de 400 delegados, entre os quais se destacaram representantes dos accionistas do Grupo TDB, ministros, governadores de bancos centrais, parceiros estratégicos e de desenvolvimento, investidores institucionais, presidentes executivos de bancos e empresas, bem como diversas outras partes interessadas.
A reunião principal da Assembleia Geral dos Accionistas foi precedida por uma Mesa Redonda de Alto Nível subordinada ao tema “Forjar um novo paradigma de financiamento ao desenvolvimento em África por via da inovação e parcerias num ambiente global em transformação”, que contou com a participação do Dr. Armando Manuel como Orador, e várias sessões paralelas técnicas sobre finanças verdes, infraestrutura, agronegócio, financiamento ao comércio, inclusão financeira, género, mudanças climáticas, oportunidades para PME, entre outros.
Na sua intervenção, o Dr. Armando Manuel defendeu que “África continua a conter milhares de milhões em necessidades não satisfeitas. Das suas vastas terras às suas mentes jovens, o continente está repleto de possibilidades e oportunidades. Com uma colaboração mais forte, as suas instituições financeiras podem transformar desafios em crescimento e sonhos em planos”.
“Para que isso aconteça, é necessário um foco firme em harmonizar os regulamentos transfronteiriços para facilitar o investimento regional; aproveitar mecanismos de cobertura de risco para atrair mais capital; ampliar o uso de financiamento combinado para estender os recursos disponíveis; e expandir o acesso a serviços de assessoria técnica para desenhar e executar projectos mais fortes e resilientes.” — Dr. Armando Manuel, Presidente do Conselho de Administração do FSDEA.
O painel reuniu líderes de bancos multilaterais e bilaterais de desenvolvimento, financiadores comerciais, decisores políticos e actores do sector privado, tendo abordado estratégias inovadoras para reposicionar África no sistema financeiro global, com foco no financiamento climático, industrialização verde, transformação digital e mitigação de riscos.
Durante o evento, o Grupo TDB reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e lançou novas iniciativas centradas em parcerias transformadoras e inovação.
Foi também anunciado um aumento de capital de mais de 1 mil milhão de dólares, que permitirá ao Grupo expandir significativamente as suas operações e impacto nos próximos anos.
A cerimónia de celebração do 40.º Aniversário destacou a trajetória de crescimento e impacto do Grupo TDB desde a sua fundação em 1985, com homenagens a antigos líderes, parceiros fundadores e colaboradores.
No seu discurso, o Presidente do Conselho de Administração do Grupo TDB, Dr. Admassu Tadesse, destacou que “celebramos quatro décadas de impacto e olhamos para o futuro com ambição renovada. Continuaremos a catalisar o desenvolvimento sustentável nos nossos Estados-membros, através de soluções financeiras inovadoras e alianças estratégicas”, realçou o PCA do Grupo TDB, Dr. Yonas Biru.

Durante a AGM, o Grupo TDB anunciou a mobilização de mais de 1 mil milhão de dólares americanos em novo capital, resultante de contribuições de accionistas e de novas adesões. Esta injecção de capital permitirá ao Grupo expandir a sua carteira de financiamento em sectores estratégicos, como energia, transportes, agricultura, saúde e digitalização, promovendo impacto económico e social.
Também foi lançado o relatório do 40.º aniversário, que destaca o percurso do Grupo desde a sua fundação em 1985, os principais marcos alcançados, e o seu papel crescente como actor financeiro multilateral africano de referência.
O evento contou ainda com sessões técnicas paralelas organizadas pelas subsidiárias do Grupo TDB – incluindo TDB Bank, TDB Group Asset Management (TAM), Eastern and Southern African Trade Advisors Limited (ESATAL), e TDB Captive Insurance Company (TCI). As sessões cobriram temas como financiamento climático, inovação digital, desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas, gestão de activos e seguros.
Na cerimónia comemorativa do 40.º aniversário, foram homenageados antigos líderes, accionistas fundadores e parceiros institucionais pela sua contribuição ao crescimento do Grupo. O Presidente da República do Ruanda, Paul Kagame, enviou uma mensagem especial, destacando o papel do TDB na transformação económica da região.
O Ministro das Finanças e Planeamento Económico do Ruanda, Dr. Uzziel Ndagijimana, anfitrião da AGM 2025, conta que “o TDB tem sido um parceiro estratégico do Ruanda em projectos de infra-estrutura, saúde e industrialização. Continuamos empenhados em fortalecer esta colaboração”.