GOVERNO DO HUAMBO REFORÇA COMPROMISSO COM FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

0
IMG-20250712-WA0081
Partilhe

O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, recebeu em audiência, neste sábado (12.07.2025), uma delegação da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde em Angola, do Ministério da Saúde, chefiada pelo coordenador e gestor técnico do programa, Job Monteiro.


Durante o encontro, o governador deu as boas-vindas à delegação e enalteceu o projecto, sublinhando que a formação e especialização de profissionais de saúde vai melhorar significativamente a assistência às populações. Garantiu ainda apoio total à iniciativa, reafirmando o compromisso do governo provincial em assegurar que o maior número possível de profissionais do Huambo seja abrangido por este ciclo formativo, que prevê beneficiar todas as carreiras do Sector da Saúde, nomeadamente médica, enfermagem, técnicos de diagnóstico e terapêutica, regime geral e apoio hospitalar.

À saída da audiência, o coordenador e gestor técnico do programa, Job Monteiro, destacou os avanços do projecto, cuja meta é formar e especializar 38 mil profissionais até 2028, nas áreas definidas como prioritárias, carenciadas e emergencial, com uma dedicação especial aos cuidados primários sobretudo nas especialidades de medicina geral e familiar para os médicos e saúde comunitária para os enfermeiros. Até ao momento, 9.800 profissionais já foram abrangidos, o que representa cerca de 30% da meta nacional.

Com um financiamento global de cerca de 200 milhões de dólares, proveniente do Banco Mundial para ser implementado nas 21 províncias do país, o projecto aposta na qualificação técnica e científica, com destaque para especializações inéditas em Angola, como é o caso da neurofisiologia clínica.

A província do Huambo foi destacada como uma das beneficiárias estratégicas do programa, iniciado há um ano, e já conta com vários profissionais em formação, tanto em território nacional como no exterior.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página