Governo do Uige liderado por José Carvalho da Rocha aposta no desenvolvimento e conta com o apoio e engajamento da população

A província do Uíge vai dando passos largos em vários sectores fruto das políticas implementadas pelo governação de José Carvalho da Rocha e interpretada pelo seu pelouro com a finalidade de projectar a província para o desenvolvimento merecido.
POR AFONSO EDUARDO
O Factos Diários tomou o conhecimento dos grandes avanços que foram dados no sector da agricultura e as políticas de promover a agricultura familiar no âmbito do combate à pobreza pelo que vai dando passos largos no sector.
Para a sua implementação, numa primeira fase, foram disponibilizadas 300 hectares de terra por município e cerca de 1200 pessoas a trabalharem e, por via disso, com a contribuição das administrações municipais foram adquiridos 11 tratores, 11 grades e 11 alfaias para preparar as terras e o FADA também financiou mais 35 cooperativas com tratores.

UÍGE LIDERA A LISTA DE MAIOR PRODUTOR DE MANDIOCA E DE BANANA PÃO
fruto do investimento na agricultura familiar, a província do Uíge é hoje o maior produtor nacional de mandioca com 20% da renda, seguido a província de Malanje com 8%.
A província é também o segundo maior produtor de banana depois do Bengo, sendo que a melhor banana pão do país está a ser produzida no Uíge.
SECTOR ELÉCTRICO
A população afirma que em 50 anos o Uíge viu sempre adiado o processo de electrificação, ou seja, foram 47 anos de abandono no investimento da produção e distribuição de energia.
A província no geral vivia um apagão antes da chegada de José Carvalho da Rocha, porém, nos últimos 3 anos, período de governação do actual Governador, estão prontas as condições para a partir do mês de Maio o Uíge renascer para o desenvolvimento e criação de condições para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Além da produção hídrica estão previstos a instalação de várias centrais fotovoltaicas num perfeito alinhamento ao investimento em energias renováveis(limpas), um passo gigantesco que irá melhorar a província em vários ramos.
VIA DE ACESSO
A estrada nacional Caxito/ Uíge, a partir da ponte do rio Dange foi feito um esforço gigantesco tampando todos os buracos nos seus 136km o que fez com que o tráfego pudesse melhorar significativamente.
Para quem vem da província do Cuanza-Norte o Governo Provincial do Uíge melhorou a via de acesso a partir do município de Negage.
Já dentro do município, estão autorizados fazer mais algumas radias na cidade para melhorar o tráfego os primeiros passos foram dados nos bairros kimpa vita e Candombe. Também foram feitas as radias nos municípios do Negage e Maquela do Zombo.
NO SECTOR DA SAÚDE
No domínio da Saúde, Eng. José Carvalho da Rocha, também conhecido na província do Uíge como o motor V12, pelo seu apego na dinâmica imprimida na solução dos problemas da população, está a construir mais 4 unidades hospitalares municipais e um hospital geral para 200 camas, o passo que dará melhor atendimento e reduzir a distância dos pacientes e familiares à procura da saúde.

Ainda no sector da Saúde, o Governo Provincial do Uíge começou a transformar os postos médicos em centros médicos com serviços alargados.
EDUCAÇÃO
O Governo do Uíge continua a formar os professores no mundo de IT para melhorarem os seus desempenhos trazendo tecnologias, internet e sistemas de gestão escolar, tendo beneficiado, numa primeira fase, 50 escolas e até ao fim do ano poderá atingir 100 estabelecimentos da educação.
O desafio do Governo é construir mais 10 escolas de 24 salas de aulas já aprovadas das quais 6 serão técnicas para dar resposta as necessidades dos jovens.