Grupo Técnico Multissectorial de Resposta à Cólera explica a forma correcta para desinfecção de reservatórios com AQUATABS – 1,7

0
IMG-20250419-WA0024
Partilhe

Devido ao aumento significativo dos casos de cólera já identificados pelas entidades responsáveis pela coordenação do programa de combate à doença no país, o Grupo Técnico Multissectorial de Resposta à Cólera composto pelo Ministério da Saúde, Ministério da Energia e Águas | EPAL-EP | Empresas Públicas de Água e Saneamento, como parte integrante no Tratamento das Fontes, Abastecimento e Monitorização da Qualidade de Água Potável, intensifica as acções de sensibilização e controle para combater o surto de cólera que afecta várias províncias.


REDAÇÃO-FD

O plano operacional em curso envolve intervenções técnicas, educativas, logísticas e estruturais, com ênfase na garantia de acesso contínuo e seguro à água potável, pilar fundamental para o controle e prevenção da cólera.

Além dos trabalhos em curso para mobilização de mais reservatórios com água já tratada, mais cloro e hipoclorito para garantir as instalações de produção e distribuição de água, incluindo a água transportada por caminhões cisternas, no âmbito da campanha, estão disponíveis comprimidos para o tratamento de água armazenada em tanques domésticos.


SOBRE AQUATABS

Aquatabs, um desinfectante eficaz em forma de pastilhas efervescentes, é uma solução rápida e segura para eliminar micro-organismos presentes na água, especialmente recomendada para situações de emergência, como surtos de cólera, e para o tratamento de reservatórios comunitários, escolares e familiares.


INSTRUÇÕES DE USO:

  1. Verificação do Reservatório: Certifique-se de que o reservatório esteja limpo e livre de resíduos visíveis.
  2. Dosagem: A quantidade de pastilhas de Aquatabs deve ser calculada de acordo com o volume de água. *Consulte a tabela abaixo para a dosagem correcta:
    500 litros = 1 pastilha
    1.000 litros = 2 pastilhas
    5.000 litros = 10 pastilhas
    10.000 litros = 20 pastilhas
  3. Aplicação: Coloque as pastilhas no fundo do reservatório e aguarde 30 minutos antes de utilizar a água para consumo ou higiene.
  4. Monitoramento: Meça o nível de cloro residual livre na água. Caso o teor de cloro seja inferior a 0,1 mg/L, repita a dosagem.
    CUIDADOS IMPORTANTES:
    Não consuma a água antes de aguardar os 30 minutos de tempo de espera.
    Mantenha as pastilhas fora do alcance de crianças e guarde o frasco em local fresco e seco.
    Evite o contacto directo com os olhos ou a pele ao manusear as pastilhas.

Esta acção visa garantir que todos tenham acesso a água potável e segura, prevenindo a propagação de doenças e protegendo a saúde da população. Água segura salva vidas.

Em anexo, partilhamos o cartaz de sensibilização para consumo público, com orientações adicionais sobre a importância da preservação e controle da cólera.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página