Hospital Azancot de Menezes Alinhado às Prioridades Nacionais de Formação implementado pela UIP

No quadro do Programa de Formação dos Quadros de Recursos Humanos de Saúde em Angola, a Unidade de Implementação do Plano Nacional de Formação (UIP) realizou hoje um encontro de concertação técnica e logística com a Direcção do Hospital Materno Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, com o objectivo de definir estratégias conjuntas para a capacitação dos profissionais desta unidade recém-inaugurada.
REDAÇÃO-FD
O encontro foi presidido pelo Prof. Dr. Job Monteiro, coordenador e gestor técnico da UIP, e contou com a presença da Directora-Geral do Hospital, Professora Dra. Manuela Mendes, que destacou a importância da parceria com a UIP.
“O Hospital Azancot de Menezes passa a integrar a agenda das prioridades da formação da UIP. Temos estrutura, temos equipamentos, mas precisamos capacitar os nossos quadros. Sem formação contínua, não teremos qualidade no atendimento. Este hospital tem potencial para se tornar uma referência nacional, e precisamos do apoio da UIP para o alcançar”, afirmou a Dra. Manuela Mendes.
A Directora agradeceu a presença da comitiva, sublinhando que o hospital já iniciou algumas formações, mas são ainda insuficientes face aos desafios. Solicitou formalmente o apoio da UIP para novos cursos, com destaque para as áreas de Parteiras; Cuidados intensivos pediátricos; Reanimação neonatal; Ecografia obstétrica; Partos de risco.
Job Monteiro, em nome da Ministra da Saúde, reafirmou que “estamos mandatados para apoiar acções de formação em todo o país. O Banco Mundial aprovou uma cobertura específica para estas iniciativas. Podemos avançar desde já com cursos de parteiras e ecografia. Outros cursos devem ser alinhados com base num diagnóstico conjunto entre o hospital e a UIP,” explicou.

O gestor destacou ainda que o sector enfrentou grandes desafios nos últimos anos. “Hoje, temos uma oportunidade real de melhorar a performance dos nossos profissionais. A meta é formar 38.000 profissionais de saúde, e estamos confiantes de que, juntos, atingiremos esse marco. Este hospital será uma referência na formação em saúde”.

Após o encontro, a convite da Directora-Geral, a comitiva da UIP realizou uma visita técnica aos compartimentos do hospital, com destaque para o Laboratório de Simulação Médica, um dos principais instrumentos de inovação formativa e pedagógica da unidade hospitalar.