João Lourenço assume hoje a presidência da União Africana

O Presidente angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, é aguardado, hoje, em Adis Abeba, Etiópia, para participar na 38ª Conferência Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, ocasião durante a qual será confirmado como o próximo Presidente em exercício da organização continental.
João Lourenço vai receber o testemunho das mãos de Mohamed OuldGhazouani, Chefe de Estado da Mauritânia e actual Presidente da União Africana. É a primeira vez, na História de Angola, que um Presidente assume a liderança do órgão máximo da União Africana, facto que coincide com o ano da comemoração dos 50 anos da Independência do país.
O líder angolano chega ao posto mais alto da União Africana com o título de Campeão da Paz e da Reconciliação em África, atribuído pela própria organização continental, como reconhecimento do seu empenho em prol da pacificação do continente.
Neste momento, já é notório a movimentação em torno do evento nos corredores da União Africana. Angola apresenta-se como candidata da região Austral, que, ao abrigo do princípio da rotatividade, competia indicar o próximo líder da UA neste ano.
A candidatura de Angola foi endossada, de forma unânime, pela Decisão 28 da 43ª Sessão Ordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada no dia 17 de Agosto de 2023, em Luanda. Esta decisão ratificou, assim, a recomendação da 25ª reunião do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança desta mesma organização regional, ocorrida em Julho deste ano, em Windhoek, República da Namíbia.