Job Monteiro e Sandra Freitas alinham estratégias no reforço da Formação em Anatomia Patológica para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica

0
IMG-20250913-WA0011
Partilhe

No âmbito do reforço da formação técnica e da melhoria da organização curricular dos cursos de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, realizou-se na manhã desta sexta-feira, 12, uma reunião de trabalho entre o Coordenador e Gestor Técnico do Programa de Formação de Recursos Humanos, Job Monteiro, e Sandra Freitas Costa Laca, docente e especialistas em Anatomia Patológica do país.


REDAÇÃO-FD

O encontro teve como objectivo central a afinação das rotações clínicas dos internos de especialidade da província de Cabinda, actualmente a cumprir estágio curricular no Hospital Lucrécia Paim, garantindo um acompanhamento pedagógico mais eficaz durante as suas rotações na especialidade de Anatomia Patológica.

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica e laboratorial essencial para o diagnóstico preciso das doenças, sobretudo as de natureza oncológica, e assume um papel estratégico na estrutura dos serviços de saúde modernos. Ao estudar alterações morfológicas em tecidos e órgãos, permite orientar o tratamento adequado, contribuindo decisivamente para a qualidade da assistência médica.


Dada a sua relevância e a actual escassez de profissionais qualificados na área, foi igualmente discutida a viabilidade da criação de um curso específico de Anatomia Patológica, alinhado com o plano nacional de formação de 9.000 técnicos de diagnóstico e terapêutica, previsto no âmbito da estratégia de desenvolvimento dos recursos humanos para a saúde.


Durante o encontro, a Prof.ª Dra. Sandra Freitas Costa Laca manifestou a sua total disponibilidade para contribuir com a formação dos internos e futuros especialistas da área.


“Recebi com enorme satisfação o convite para acompanhar de perto os internos na área de Anatomia Patológica. Esta é uma oportunidade não só de transmitir conhecimento, mas também de fortalecer a especialidade em Angola. A criação de um curso específico nesta área representa um avanço fundamental para garantirmos diagnósticos mais precisos e um sistema de saúde mais robusto e preparado para os desafios do futuro”.


Por sua vez, o Dr. Job Monteiro, no âmbito do projecto de formação de recursos humanos em saúde, reforçou o papel fundamental dos quadros seniores do sector.


“Temos vindo a integrar, seguindo diretrizes da Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutucuta, vários quadros com experiência comprovada, sobretudo aqueles que participaram activamente na formação académica de muitos profissionais hoje em exercício no país. Há um reconhecimento claro de que as nossas instituições públicas albergam docentes altamente qualificados, que podem e devem desempenhar um papel determinante na articulação e orientação pedagógica dos estágios, internatos e outras etapas formativas. A Professora Sandra é um exemplo disso, e estamos certos de que outros se juntarão a este esforço nacional que visa formar com qualidade os mais de 9.000 técnicos previstos no plano de expansão”, rematou.


De recordar que, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de setembro, terão início as rotações clínicas dos internos de Anatomia Patológica no Hospital Lucrécia Paim.


Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »

Você não pode copiar conteúdo desta página