Jovens médicos representam Angola no Congresso Internacional de Cardiologia no Brasil

Três jovens de nacionalidade angolana, médicos de profissão, estão a representar o País no Congresso Internacional de Cardiologia, que decorre no Brasil, de 18 a 22 de setembro do corrente ano.
POR KAMALUVIDI BALTAZAR
A participação destes profissionais está ser apoiada pela Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (UIP), uma iniciativa do Ministério da Saúde, no âmbito da estratégia nacional de valorização e qualificação dos profissionais e quadros deste sector.
Trata-se de Eucácia Yunara Neto de Freitas, Dingameno Afonso Sebastião e Dinis Suca Manda, todos formados pela Universidade Agostinho Neto. Futuramente, estes poderão integrar nos quadros das principais Unidades Hospitalares do País como, por exemplo, o Complexo Hospitalar General-de-Exército Pedro Maria Tonha “Pedalé”, onde médicos recém formados vão reforçar o hospital.
Entretanto, Job Monteiro, neurologista e gestor técnico da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde, adiantou que estes jovens representam o que de melhor se está a formar em Angola, acreditando que com esta formação será possível
transformar significativamente a qualidade da medicina a nível nacional.
Recorde-se, a participação destes jovens surge na sequência de um apelo público dirigido à titular do MINSA, Sílvia Lutucuta. Estes profissionais, importa avançar, apresentam trabalhos científicos originais, aceites por comissões científicas internacionais.