Lares Dom Bosco realiza fórum para auscultação e participação de crianças em situação de vulnerabilidade
O projecto social Lares Dom Bosco realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 9° Fórum de Auscultação e Participação de Crianças em Situação de Vulnerabilidade. O evento teve lugar no Auditório Cônego Manuel das Neves, na paróquia do São Paulo, em Luanda.
POR KAMALUVIDI BALTAZAR
“A Responsabilidade de Todos os Actores Sociais no Resgate da Infância Perdida” foi o lema que norteou o workshop que teve como objectivo principal despertar a atenção dos agentes sociais e sociedade em geral sobre a realidade das crianças que apresentam péssimas condições de vida e, em contrapartida, dar uma resposta rápida e assertiva a este fenômeno para minimizar a problemática.
Na ocasião, o padre Augusto Francisco Salesiano, membro da Direcção Geral do Lares Dom Bosco, lamentou o número elevado de menores que continuam a recorrer às ruas como forma de sobrevivência devido às múltiplas necessidades que enfrentam em casa.
Augusto Francisco Salesiano considerou amigável a relação que o Lares Dom Bosco tem com outras instituições como, por exemplo, o Instituto Nacional da Criança (INAC), o MASFAMU e outras, mas descartou receber qualquer apoio financeiro directamente do Executivo, apenas de empresas privadas que sempre preferem o anonimato.

A directora adjunta do INAC, Rosalina Domingos, disse ainda ser preocupante o aumento de menores que preferem às ruas por conta da violência que uma boa parte deles têm enfrentado nas próprias residências, mesmo não avançando o número exacto.
Rosalina Domingos apelou às famílias angolanas a terem o maior controlo das crianças, de modos a evitar o triste episódio que tem se assistido diariamente em Luanda e arredores, reforçando ao Estado a continuar traçar políticas para inverter o quadro e assim devolver o sorriso no rosto daqueles menores que também sonhar contribuir para o desenvolvimento do país.